quinta-feira, abril 18, 2013

PERDIDOS E ACHADOS

Mais uma busca no poeirento baú das recordações e apareceu a foto de um grupo de finalistas do Liceu Nacional de Oeiras, ano letivo 1962-63, obtida durante a excursão efetuada ao sul de Espanha.
E o que faz a foto nos blogues CR e HC?
Pois deste grupo quatro elementos entraram na Escola Naval, sendo um CR, dois CR-HC e outro HC.
Ainda há um quinto elemento, RN que foi imediato de um patrulha em Angola (1970).
Aceitam-se apostas para identificação dos “marujos”.

 

Fotos do baú: Juramento de Bandeira (6)

Numa formatura, por alturas como era normal, na parada da EN em pleno JB do nosso Curso Miguel CR, em 14 de Novembro de 1966 como a própria fotografia atesta.
Tirada do lado dos mais altos, quase todos reconhecíveis, incluindo quem já não está entre os vivos, casos, por exemplo, do CFCFeitoria, MAFPina e LBilreiro(?).


Foto cedida pelo MedeirosdeSousa

domingo, abril 14, 2013

Encontros mensais do CR: Almoço 11ABR2013

Dos nossos correspondentes (militares de SMO de uma semana) na Extremadura e Beira Baixa, recebemos com algum atraso um artigo relativo ao encontro em assunto, que reproduzimos na integra:

Obedecendo a um planeamento operacional rigoroso, no passado dia 11 de Abril de 2013, duas "task forces", de 4 unidades cada(1), efectuaram um "rendez-vous" às 09H56 na gare nº 1 da Estação do Oriente em Lisboa, na 2ª carruagem do comboio regional com destino final a Tomar. 
Com escala curta no Entroncamento sob chuva miúda, registámos uma mudança  destes passageiros para outra composição com destino final dos envolvidos a Barragem de Belver e não simplesmente a Belver (informação de grande importância por mil razões(2)). A partir daí, em carruagem similar, percorreram ambas as margens do Rio Tejo usufruindo duma magnifica paisagem e da oportunidade de passar ao lado do Castelo de Almourol, em enquadramentos que os guias turísticos dizem "justificar a viagem".
Desembarcado o grupo "excursionista", após muita conversa sobre temas muito diferenciados, no apeadeiro atrás referido, entraram ainda no mesmo numa pequena sala /tasca em que o desencanto dos viajantes logo transpareceu por alguns julgarem que ali ser o local, erro crasso de avaliação, porquanto o local verdadeiro era muito mais distante, para cima de 15 metros.
Numa mesa redonda, no canto do Restaurante (cujo nome não referimos antes de nos pagarem a publicidade), previamente reservada para oito comensais, mas não com tanta antecedência que permitisse à proprietária a demolha do bacalhau que alguns, avessos à lampreia, ambicionavam, expostas algumas amostras de enchidos e queijo para as primeiras impressões. Decididas as opções, feijoada para 2, savel frito com açorda de ovas para 4 e lampreia para os 2 especialistas, algumas exitações quanto ao vinho, tinto sem dúvidas, mas entre o da casa em jarro e o engarrafado em cima da mesa, um tal Regional do Ribatejo de 15%, "Terras do Gama", prevalecendo este mas sem grande entusiasmo dos utentes. Terminadas as várias repetições e reforços, antes dos cafés surgiram -meio embrulhadas em papel- tijeladas, que assentaram bem mas que houve quem as comparasse a omeletas açucaradas.
Liquidadas as despesas, ainda houve tempo antes da hora do comboio para um passeio e mais fotos nas proximidades na zona fluvial e das piscinas, procurando os visados fazer pouco esforço físico e não queimar calorias, já que os cérebros e as psico foram fortemente estimuladas por um ex-camarada de armas de outro ramo que cumpriu em separado o mesmo programa, dissertando sobre a sua reconhecida muita experiência profissional em obras significativas.
Também ao início do almoço, para surpresa de todos menos dum dos presentes que lhe passou a informação de hora e local, apareceu um elemento(3) que lhes seria familiar  (cuja identidade estamos a investigar) porque as saudações foram muito efusivas, acompanhado de um casal, que se sentaram numa mesa ao lado.
No regresso em tarde soalheira, efectuado na última carruagem do comboio no percurso inverso e com a mesma escala no Entroncamento, conversas menos diferenciadas e muita temática sobre restaurantes mas não registámos sonos profundos; os poucos ocorridos foram "indecentemente" explorados fotografica e cinematograficamente por um passageiro que envergava trajo regional do ribatejo com boné condizente, cuja identificação, através da foto anexa, está em curso.

Notas:
(1): Depois duma investigação complicada e dispendiosa cujos custos apresentaremos em separado, apurámos: Grupo constituído por ACAnaia, ACFidalgo, CBMoreno, FCSantos, JPVBoas, JSHenriques (organizador), MFMenezes e MdeSá.
(3): PLencastre
(2): Tal como o chinês, governador no porto visitado por um dos navios da Armada portuguesa que não correspondeu às suas salvas a terra, que veio visitar apresentar desculpas ao navio, por mil razões, a 1ª das quais era a falta de pólvora.

sexta-feira, abril 12, 2013

Apitócomboio p´ra Belver


Um comboio especial partindo de Santa Apolónia e passando pela Estação do Oriente para embarcar mais uns tantos, transportou uma delegação de elementos do Curso Corte Real (apenas oito representantes, mas dos bons...) até Belver, no concelho de Gavião, distrito de Portalegre, determinados a verificar se a qualidade dos pratos servidos pelo Restaurante "Lena da Barragem", situado à beira da linha do comboio e junto à Barragem de Belver, correspondia à fama que os amantes de peixe do rio há muito lhe reconhecem.
O grupo era composto por: ACardosoAnaia, ACFidalgo, AMarquesdeSá, CBoninaMoreno, FFerreiradosSantos, MFreiredeMenezes, JSousaHenriques, JVillasBoas.
Após uma viagem matinal cheia de apetite, e já na estação de Belver, foram percorridos os sete metros que separavam o comboio do restaurante nosso destino, onde uma mesa redonda já nos esperava para receber os pratos que em breves momentos começaram a aparecer: Arroz de Lampreia para uns, Sável com Açorda de Ovas para outros, feijoada para quem não gostava de peixe, tendo acabado tudo por ser regado com bom vinho da casa, servido em jarro e engarrafado.
A viagem de regresso fez-se às 15:41h, após um curto descanso junto à barragem, e durante o trajecto de 2 horas e 20 minutos até Lisboa, o grupo teve oportunidade no comboio de fazer longos minutos de profunda meditação, certamente reflectindo sobre os prazeres da carne e do peixe...
Podem testemunhar tudo isto, e muito mais, se clicarem em lampreia.

sexta-feira, abril 05, 2013

O novo CEDN

Para quem ainda não tiver lido o novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN), já publicado no Diário da República, pode consultá-lo aqui.

quinta-feira, abril 04, 2013

Fotos do passado: DFE8 na Guiné

Obtida recentemente esta fotografia do Destacamento nº 8 de Fuzileiros Especiais  (DFE8) que prestou serviço na Guiné em 1969/1971. Esta Unidade, em que está incluído um elemento do nosso Curso OCCR que foi o Oficial Imediato, regressou a Lisboa, no final da Comissão, a bordo do NRP "S. Gabriel".

Nota: Curiosamente o comandante desta Unidade, foi instrutor dum Curso de Fuzileiros Especiais realizado em 1967/68 e frequentado por cinco elementos do CR, três dos quais OCCR.

Foto do Arquivo da Marinha


domingo, março 31, 2013

Aniversários em Abril de 2013


Neste mês de Abril de 2013 completam mais um ano:

MANUEL AGOSTINHO DE CASTRO FREIRE DE MENEZES 07ABR (1945)
ALFREDO VIRGÍLIO VITORINO DIAS 12ABR (1944)
JOAQUIM FRANCISCO DE A. PAES DE VILLAS-BOAS 18ABR (1946)
JOSÉ CARLOS ALVES D’ALMEIDA 26ABR (1945)
VICTOR MANUEL JORGE AMARAL 27ABR (1945)

A todos os aniversariantes um abraço de parabéns.

terça-feira, março 26, 2013

Encontros mensais do CR: 11ABR2013


Em conformidade com a sugestão de vários CR, a nossa reunião mensal de Abril de 2013, 5ª Feira  dia 11, será almoço, no Restaurante Lena  em Belver.

Como transporte usaremos o combóio  ( linha da Beira Baixa ) com o seguinte horário:
ETD Sta Apolónia   09H48
       Oriente         09H56
ETA  Belver          12H50
ETD  Belver          15H41
ETA  Oriente        18H00

Como ementa teremos:
Lampreia
Bacalhau assado
Cosido ou feijoada

Tendo o organizado-mor JSHenriques que telefonar dia 08ABR para marcar, precisa de saber antes daquela data quem vai e o prato que é preferido.

quinta-feira, março 14, 2013

Encontros mensais do CR: Jantar de 14MAR2013

Com um número de presenças menor do que o habitual - cinco* - e um sexto inscrito desistente de última hora para assistência à família, levou-se algum tempo na apreciação e validação dos atestados justificativos das onze faltas, previa e educadamente comunicadas, em nenhum dos quais (apesar de algumas fortes inclinações clubisticas conhecidas) foi invocado o jogo do SLB em Bordeus, a cuja merecida vitória ainda se conseguiu assistir no bar após o jantar.
Este, em távola redonda, menos de 4 dl de Borba tinto per capita, umas tantas sopas de legumes, filetes de pescada com arroz de tomate (certamente do almoço) para uma maioria qualificada e língua para o organizador do evento, sobremesas só de frutas - maioritáriamente tropicais -, cafés já no bar e conta no final significativamente inferior ao costume.
Foto no final da refeição ainda à mesa, para testemunho e arquivo:


Nota *: ACAnaia, ACFidalgo,ACostaeSilva, JPVillasBoas e JSHenriques

P.S. No mesmo local em jantar sem relação com este o ZCavaco

Foto de telemóvel do JPVB

quarta-feira, março 13, 2013

Viagens de Instrução do CR: 1966

Isto quando a memória ou a falta dela nos atraiçoam frequentemente, não há como ir à fonte, digo à Escola Naval e, mais concretamente, aos seus anuários. Assim foi relativamente às viagens de instrução que no CR fizémos em 1966, por amável cedência do Prof. Doutor Comte Salgado das partes relevantes do Anuário de 1966, cujos dados, ainda que incompletos por exemplo no tocante aos portos visitados, passamos a reproduzir:

01MAI1966 a 20MAI1966
44 cadetes
Oficiais acompanhantes da EN:
1ºs Tenentes G. Rodrigues Paulo e A. Pereira Varandas
Portos visitados:


29DEZ1966 a 10JAN1967
42 cadetes
Oficiais acompanhantes da EN:
1ºs TenentesVitor Manuel Trigueiros Crespo e F. Lago Domingues
Portos visitados:

Ambas as viagens foram realizadas a bordo das fragatas:
Número de amuraNomeServiçoObservações
F 333NRP "Diogo Cão"1957 - 1968Ex-USS Formoe (DE-509)
F 334NRP "Corte Real"1957 - 1968Ex-USS McCoy Reynolds (DE-440)

Como apontamento temporário até recebermos as respostas correctas:
1. Quem foram os dois elementos que fizeram a viagem de Maio e já não embarcaram para a de Dezembro?
2. Será que os portos visitados em Maio 1966  foram o Funchal, Bissau- Guiné e Mindelo - S. Vicente de Cabo Verde ? 
e em Dezembro 1966 foram o Funchal, Porto Santo - Madeira e Setúbal?

terça-feira, março 12, 2013

Encontros mensais do CR: 14MAR2013


1-Estão abertas as inscrições para o nosso jantar do próximo dia 14 de Março, 5ª Feira, no CMN.

2-Correspondendo à sugestão de alguns amigos que têm o mau gosto de apreciarem lampreia, há quem esteja a pensar organizar uma ida até Belver no mês de Abril.
Para quem tem bom gosto há outros pratos, tais como bacalhau.
A ida será no combóio das 09:56 na estação do Oriente. No regresso sai-se de lá ás 15:30 e chega-se ao Oriente pelas 18:00. Aproveita-se nesta ida-e-volta o desconto, enquanto houver.
Já foi acertado com a GNR que nesse dia só o maquinista é que irá soprar o balão. Também a CP autorizou  uma passagem pelas brazas na viagem de regresso.

Aguardem mais notícias sobre este evento
JSH, organizador-mor

sexta-feira, março 01, 2013

Movimento hospitalar: FSOliveira

Dum dos nossos colaboradores (a quem só agradecemos e não pagamos conforme recomendação da troika) recebemos a informação de que o nosso camarada OCCR FSOliveira foi operado a uma perna em que tinha problemas de circulação em 28FEV2013 no Hospital Pulido Valente, estando previsto ter alta já na próxima 2ª Feira. 
Desejamos-lhe um bom regresso a casa e boa recuperação.