domingo, junho 06, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 06 de Junho de 1965

Dia 6 de Junho de 1965, domingo

Avistámos, finalmente, com os primeiros alvores, o Rio de Janeiro! Distinguiam-se as 3 ilhas mais próximas, o Pão de Açúcar, Copacabana, etc...

Começámos a rumar para a entrada às 07h00m, passámos entre fortes às 08h00m; salvámos à terra, mas ninguém respondeu (estranho…). Vimos o aeroporto Santos Dumont e fomos atracar, numa faina de mais de duas horas, na Praça Mauá, depois de termos passado pelos “Minas Gerais” e “Niterói”.

À nossa espera estava um número razoável de pessoas; o Adido Naval *português entrou logo a seguir à volta à faina.

Após o almoço houve, então, licenças. O primeiro ponto de paragem foi, para muitos, os Correios, onde deixámos “toneladas” de manuscritos elaborados durante as cerca de 3 semanas desta tirada. Ao invés da maioria, fui ao Maracanã ** (para mim, um espaço mítico) onde vi, num estádio cheio, (aproveitando o convite de um sujeito que apareceu a bordo ainda de manhã) o Brasil – Alemanha, ganho por 2-0 pelos brasileiros num jogo em que não mostraram garra nem qualidade que justificasse a candidatura ao título mundial, no ano seguinte.

À noite fui, com o RL, até Copacabana; não ficámos particularmente impressionados com o que vimos, designadamente com a vida nocturna, embora tendo naturalmente gostado.

(Acho que seria muito interessante conhecer outras “primeiras impressões” do Rio, porventura bem mais interessantes do que esta… fica o desafio)


Colaboração do FSLourenço

Nota*: O nosso Adido Naval (de Defesa) era então o CMG Joaquim David de Carvalho, que viria a ser promovido a Comodoro a contar de 26JUL1965.

Nota **: Foram ao Estádio do Maracanã muitos elementos do CR utilizando diferentes meios de transporte. A quatro destes que se deslocaram de táxi, o motorista no final quis convencê-los que o preço a pagar era o registado no taxímetro, obviamente, com um pequeno senão: aquele era o valor a pagar por cada um. Apesar de jovens, não caíram nesse conto do vigário (também tentado noutras partes conhecidas do mundo).

_

sábado, junho 05, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 05 de Junho de 1965

Dia 5 de Junho de 1965, sábado

Conforme previsto, avistámos terra pelas 05h00m; passámos todo o dia em marcha lenta, “fazendo piscinas” junto ao Cabo Frio. Conseguimos, agora, distinguir já uma grande extensão de costa.

Como era sábado, a actividade diária resumiu-se à baldeação, de manhã, ficando a tarde para dar os últimos retoques nos imaginários de cada um, enquadrados nas 4 semanas que se seguem.


Colaboração do FSLourenço


_

sexta-feira, junho 04, 2010

Na Revista da Armada nº 253

Na Revista da Armada n.º 253, de Abril de 1993, na página 7, foi publicada esta fotografia em que se vê um nosso camarada CR a discursar, nessa época na qualidade de Comandante do Corpo de Fuzileiros.

Ao Zé Viegas, há muito afastado das nossa lides, especialmente as gastronómicas, os nossos votos da melhor qualidade de vida possível.

_

quinta-feira, junho 03, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 03 de Junho de 1965

Dia 3 de Junho de 1965 – quinta-feira

Hoje, os trabalhos de beneficiação (pica, raspa e pinta) começaram logo às 07h30m, sem paragem até ao almoço. Da parte da tarde “tocou-me” desmontar umas vigias do tombadilho (do corredor de oficiais a EB); acho que nunca trabalhei tanto na minha vida – mas as expectativas do (próximo) porvir justificavam toda esta dinâmica (e rancor – esta é uma private joke só para os que não são pessoas sérias)…

Depois da volta aos serviços e respectivo banho, fomos receber. A mim, couberam 245$00, porque tinha uma despesa de cantina de 226$00 (pelas contas, até aí, tínhamos “merecido” à volta de 470$00 de subsídio de embarque…). Entretanto, já tratámos dos cruzeiros – eu pedi 4000$00.

Também recebi , o que me deixou bastante satisfeito, um NAV dos meus pais (para quem já não se lembra, o NAV é a mesma coisa que um mail, só que com os bits e os bytes colados num papel).

Iniciámos igualmente hoje os trabalhos de arranjo da nossa coberta, que vão em ritmo razoável. Entretanto, já nos cederam um gravador (quem não se lembra dessa máquina infernal?), o que foi excelente.


Colaboração do FSLourenço


_

quarta-feira, junho 02, 2010

Viagem no NE "SAGRES" 1965: Lista de Oficiais

Na nossa viagem na "SAGRES", em 1965, eram os seguintes os oficiais embarcados:

OFICIAIS DA GUARNIÇÃO

Cap. Ten. Silva Horta – Comandante

Cap. Ten. Brito e Abreu – Imediato

1º ten. Filipe da Silva

1º ten. Lopes Cavalheiro

1º ten. Vasconcelos Caeiro

1º ten. EMQ Fernando Gomes

1º ten. AN Caeiro Junça

1º ten. MN Estrela Pinheiro

2º ten. Homem de Gouveia

2º ten. Reis Cohen

GM EMQ Serpa Leitão

GM AN Sousa Silva

OFICIAIS DA ESCOLA NAVAL

Cap. Ten. Martins do Pilar – Director de Instrução

1º ten. Conceição Silva - Instrutor

1º ten. Rodrigues Paulo – Instrutor


Capelão (equiparado a Capten.)* – José Bernardo Correia de Sá (Asseca)


Colaboração do FSLourenço


Nota* Nascido em 06MAR1910, tinha sido promovido a CAPTEN em 16/9/61.

_

Viagem no NE "SAGRES", 02 de Junho de 1965

Dia 2 de Junho de 1965, quarta-feira

A manhã passou sem factos dignos de registo. O meu grupo (o 5º) entrou de quarto aos mastros (12h00m/16h00m) e como o vento obrigou a muita faina de velas, não parámos durante todo o tempo, tendo lamentavelmente perdido as aulas programadas.

Por volta das 15 horas apareceram, na esteira do navio, 3 tubarões pequenos e logo o Comandante “ripou” da sua bela “Colt” (pistola de guerra, americana, de 9mm), não tendo tido qualquer sucesso. Alguém arranjou, depois, um anzol e fio forte; com carne, os tubarões não pegaram, mas assim que se lhes pôs um salmonete, um dos bichos atirou-se de imediato ao isco; pegou-lhe por duas vezes, mas quando se começava a meter dentro, largava; só à terceira pegou mesmo.

O Comandante voltou, então, a disparar com a mesma arma, mas como o bicho se rebolava na água e não dava mostras de quebrar, resolveu mudar para a “Mauser” e resolveu assim o problema.

Içado o animal para bordo, foi fotografado (eu e outros temos fotos) e logo preparado, com sal, para servir de refeição de alguns elementos da guarnição, entre eles o ten. CJ.

Soube-se hoje também que, ao contrário do que parecia certo, sempre vamos à Baía; estaremos lá 2 dias, a abater à estadia em Cabo Verde – é mais um porto que vamos conhecer.

Começaremos amanhã a preparar a nossa coberta, o “Farol”; não vai haver mais aulas até ao Rio (ETA 060800) – a pintura do navio tem toda a prioridade.


Colaboração do FSLourenço


Nota da coordenação do blogue: Propositadamente não alterámos "ten. CJ" para vermos quem se saberá de quem se trata.

_

terça-feira, junho 01, 2010

Aniversários: Junho de 2010

Neste mês de Junho fazem anos:

07JUN(1945) JORGE MANUEL DOS PRAZERES ESCALÇO VALADAS

08JUN(1945) RUI COELHO CABRITA

19JUN(1945) LUÍS ANTÓNIO PROENÇA MAIA

23JUN(1943) CARLOS MANUEL DE VASCONCELOS CARRASCO

27JUN(1943) JOSÉ MANUEL NARCISO DE SOUSA HENRIQUES

28JUN(1944) FERNANDO MOREIRA PEREIRA

30JUN(1945) VICTOR MANUEL BENTO E LOPO CAJARABILLE

A todos um grande abraço de parabéns!

Recordamos também neste mês, na data do seu nascimento 06 de JUNHO (de 1943), o LINO ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO PEREIRA MACHADO que connosco conviveu no período inicial na Escola Naval.

_

Viagem no NE "SAGRES", 01 de Junho de 1965

Dia 1 de Junho de 1965, terça-feira


Faltam 4 dias para o Rio de Janeiro! Durante a manhã, para além das aulas, tivemos ginástica e corda (nada como cuidar do físico para não desmerecer dos portugueses de antanho…).

À tarde, para refrear o entusiasmo, aula de L.A. para o meu grupo (tipo colher de óleo de fígado de bacalhau, da infância…).

Hoje o pessoal do julgamento, numa atitude simpática, ofereceu 45 cervejas aos cadetes.

À noite, o Imediato (BAbreu) visitou a nossa coberta, onde observou as condições para se efectuar o plano que nós andamos a organizar para o Rio. Até agora, concordou com tudo, deu sugestões, colaborou – ainda bem.

De acordo com os navegadores, prevemos avistar o primeiro farol da costa brasileira na sexta-feira à noite.


Colaboração do FSLourenço


_

segunda-feira, maio 31, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 31 de Maio de 1965

Dia 31 de Maio de 1965- 2ª feira



A alvorada, hoje, foi antecipada para as 06h00m, em virtude do temporal que, na véspera, já tinha dado sinal. Começou durante a noite com rajadas ciclónicas, de 100/110 Km/h, do quadrante sul; o navio rangia por todo o lado e quase que metia o convés debaixo de água.

O Comandante manteve-se na ponte durante toda a noite e, logo na alvorada, estávamos já a puxar cabos…Tivemos que alterar o rumo quase 180 graus e só pela hora do almoço retomámos a Pv 182.

Também neste dia me estreei em duas actividades de que nem suspeitava que era capaz – engomar e coser roupa…Esta a razão porque, face ao aspecto que os meus artigos de uniforme passaram a ter, me comecei a encostar, em nota de aprumo militar, ao outro SL…

Pela tarde, a borrasca amainou, deu para apreciar um tubarão (não confundir com os que agora nos mexeram nos impostos…) de tamanho respeitável, que rondou o navio durante um bom bocado.

À noite avistámos um satélite artificial que seguia na direcção SW; o pessoal que não estava de quarto deitou-se cedo, para recuperar da agitação do dia.


Colaboração do FSLourenço

_

domingo, maio 30, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 30 de Maio de 1965

Dia 30 de Maio de 1965 - Domingo


A viagem foi decorrendo sem incidentes, cumprindo-se a rotina definida : baldeação, mastros e aulas, principalmente aulas. O meu grupo começou, ontem, o bloco Electricidade/Limitação de Avarias, esta a revelar-se um bocado “pincel”.

Como estou a usufruir do último de 5 dias de dispensa médica (prática que trazia bem afinada da Escola Naval e que me deu bons resultados, não inferiores aos do SH…) tenho aproveitado para descansar e apreciar o esforço dos aptos

Para a tarde, estavam previstas competições de pesos, tracção e elevações (nesta última, o VB só “desmontava” por determinação superior ou para satisfazer necessidade fisiológica…) mas, devido ao balanço que se ia fazendo sentir, prenunciando mudança meteorológica, foram canceladas.

A finalizar o dia e antes do jantar, realizou-se a missa (dominical, claro).




Colaboração do FSLourenço

_

quinta-feira, maio 27, 2010

AS INICIAIS; ESSAS MALVADAS.

Confesso que já ando preocupado com a minha falta de memória ( será o tio AL a atacar ?). Nas excelentes crónicas do SL, postadas pelo VB e provavelmente lidas pelo pessoal do CR, nomeadamente os interessados na viagem do NE em que embarcámos, tratam-se os camaradas pelas iniciais dos nomes porque são conhecidos, mas na minha opinião, tal só deveria acontecer, sempre que estivessem em causa assuntos mais ou menos do foro fechado do curso.
Para descodificar as crónicas, diga-se que excelentes, tenho agora na minha secretária uma lista com as inicias dos nomes dos 45 que fizeram a viagem e que por isso são referidos nas crónicas .
Então, temos um PR que não é Cavaco, mas também tem uma dicção meio estranha ; temos no CR (curso) um CR (camarada); RSs temos dois, sendo que um já nos deixou; dois também são os SSs; mas já os CSs são três; dois são ainda os MSs, os CFs ( um também já partiu), os MCs, e depois é sempre a aviar: FP (já ausente do nosso convívio), RD, FN, RL, VB, SH, SJ, BV, AP, MP, SC, SO, CC, AAs (2), VC, MB ( também já partiu), FS, SLs (2), SP, FC, RM, BM, PB, VD, AB (igualmente já falecido), EV e CA. Penso que não me esqueci de ninguém, mas é obra.
Abraços
SP de Silva e Pinho (CR31)

_

Viagem no NE "SAGRES", 27 de Maio de 1965

Dia 27 de Maio de 1965, 5ª feira

A viagem continua sem incidências de relevo, preenchida pela rotina da instrução ( ainda Comunicações e Saúde, para o meu grupo, cuja constituição aqui deixo: SJ- chefe -, SC, eu, CFCF, RL, AP,AJMC e PR). Tempo chuvoso, que fez acabar as aulas mais cedo.

No entanto, este dia destacou-se dos restantes porque às 21h30m TMG (18h30m de bordo) começava a final da Taça dos Campeões Europeus, entre o SLBENFICA e o INTER de Milão (não pude confirmar, mas julgo que ainda não era o Mourinho o treinador); assim, passámos todos o resto da tarde à espera do relato. Ouvi a primeira parte, em que quase no fim o Jair fez o golo do INTER com, de acordo com o locutor, preciosa colaboração do Costa Pereira. Antes de começar a segunda parte, tive que ir para o jantar com o Comandante (presentes o convidante, BAbreu, MPilar, Capelão, EPinheiro, TitoSS e eu), pelo que só quando saí tive a triste notícia do 1-0 final *

Durante o jantar, que decorreu em ambiente agradável, falou-se essencialmente do Brasil e, muito em particular, do Rio de Janeiro, tendo algumas das dicas ali colhidas sido posteriormente muito úteis.

Após o jantar, associei-me ao RL e SC numa latita de pêssego em calda (garantidamente o produto mais vendido na cantina da barca), o que ajudou a atenuar a azia do fracasso desportivo da tarde.

*NOTA IMPORTANTE

De acordo com a lei portuguesa, o sentimento, (genuíno à época), que eu deixei expresso a propósito do resultado do jogo, por se tratar de um crime lesa-decência, prescreveu ao fim de 20 anos, pelo que é totalmente inexistente no presente.


Colaboração do FSLourenço


_