quarta-feira, junho 30, 2010

Inutilidades (12)

Já em plena época balnear, vem muito a propósito como equipamento de praia. Mas só para quem se sente mais confortável quando acompanhado das condecorações.

Estas (in)úteis T-shirts estão à venda no El Corte Inglês.

Aniversários: Julho 2010

No mês de Julho temos os seguintes aniversariantes a quem enviamos um abraço de parabens:

03JUL(1945) MÁRIO ALBERTO DIAS MONTEIRO SANTOS

07JUL(1944) FILIPE HORÁCIO PEREIRA DE MACEDO

09JUL(1944) HUMBERTO RAMOS DA COSTA ROQUE

18JUL(1942) ANTÓNIO JOSÉ CORREA POSSIDÓNIO ROBERTO

25JUL(1945) JOÃO FURTADO DE AZEVEDO COUTINHO

29JUL(1944) ANTÓNIO MANUEL VARELA MARQUES DE SÁ

Recordamos também neste mês na data do seu nascimento, 09 de JULHO de 1945, o nosso camarada JOSÉ MANUEL BELO VARELA CASTELO.

Viagem no NE "SAGRES", 30 de Junho de 1965

Dia 30 de Junho de 1965, quarta-feira

Foi o dia da partida para o Recife; alvorada às 05h00m, largámos o último cabo às 06h30m.

Em total contraste com o sucedido no porto antecedente, não houve uma única pessoa a despedir-se de nós, nem mesmo qualquer elemento oficial; o único civil que vimos era o piloto, a bordo.

Às 09h00m, prevista aula de Artilharia – não houve, com grande pena dos cadetes, porque o mestre não acordou…

À tarde, novamente aulas, para mim também quarto aos mastros até às 20h00m.

Após o jantar, mandaram-me entrar de cadete de quarto (de castigo) das 22h00m às 00h00m; é claro que protestei, eram 2 quartos seguidos, lá me safei, embora com danos colaterais, vim a perceber mais tarde.


Colaboração do FSLourenço

terça-feira, junho 29, 2010

Viagem no NE"SAGRES", 29 de Junho de 1965

Dia 29 de Junho de 1965, terça-feira

Regressados do passeio da manhã às 12h00m, depois do almoço, antes das licenças, recebemos correspondência, entre a qual missivas do Rio de Janeiro…

Antes de voltar a bordo, para a recepção às 18h00m, ainda comprei mais uns souvenirs ( um berimbau e outros objectos igualmente difíceis de manter guardados todos estes anos…).

Para despedida da cidade, fomos (eu, o AP e o PGRS), depois do fim da recepção (sofrível, na minha apreciação, mas aceita-se o contraditório…) e já algo tarde na noite, dar uma volta, com regresso de táxi.

Colaboração do FSLourenço


_

segunda-feira, junho 28, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 28 de Junho de 1965

Dia 28 de Junho de 1965, segunda-feira

E chegou o dia da entrada na baía da Baía… Atracámos cerca das 11h00m frente a um edifício novo (Armazém 10), pertencente à Alfândega, onde, nas varandas, se encontrava bastante gente à nossa espera, com predominância para representantes do belo (na verdadeira acepção da palavra) sexo.

Após o almoço, organizou-se um passeio, às 13h00m, para o pessoal disponível (e interessado), com segunda edição (para os restantes) na manhã do dia seguinte; escolhi esta opção e resolvi sair sozinho a fazer o reconhecimento das cercanias.

Encontrei, entretanto, uns marinheiros (nossos) que tinham comprado umas belas facas de cabo trabalhado, indicaram-me a loja e lá comprei, além duma faca, uma “Rossi” Long-Rifle (cal. 22), que me custou 9000 cruzeiros (apx. 140$00).

No regresso, cruzei-me com o SC, que ficou “maluco” (não era o ACCF, era, repito, o SC) com a arma; fomos então ao navio, de táxi, pôr algumas compras e voltámos, com o FN, à loja das armas, onde compraram uma arma igual para cada um.

O jantar foi, conforme convite recebido à chegada, no Clube Português na Baía, seguido, claro, de baile, que não agradou a muitos, porque as músicas eram quase só sambinhas e viras

Eu e mais 7 regressámos a bordo às 02h30m numa Kombi tipo táxi.

Colaboração do FSLourenço


_

domingo, junho 27, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 27 de Junho de 1965

Dia 27 de Junho de 1965, domingo


Terminado o quarto, aos mastros, com que comecei o dia, ponderei seriamente se não haveria alguém, do curso, a dar azar; de novo, muito trabalho, desta vez porque o oficial de quarto, 1ten LC, perante a presença de um navio pela proa, mandou, com algum, diria, desvario, ferrar o pano redondo, para, pouco tempo depois, voltar a largar.

Mas a malapata ainda não tinha acabado; quando, já de dia, preparávamos uma manhã de “praia”, o 1ten RP mimoseou-nos com uma sessão de mastros, especialmente dedicada a cadetes.

Depois do almoço, obtida autorização para ouvir discos no gabinete do oficial de serviço, alguns arriscaram a saúde dos seus, atenta a qualidade da agulha.

Mais tarde, houve ainda uns jogos de “bola pesada” (ou “Copacabana”) entre cadetes e oficiais – ganhámos quase todos.

A fatalidade do quarto seguinte, sempre aos mastros – agora o de prima ou da prima, fez com que terminasse o dia em beleza, mais morto que vivo.


Colaboração do FSLourenço


_

sábado, junho 26, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 26 de Junho de 1965

Dia 26 de Junho de 1965, sábado

Lá cumpri o quarto de alva porque, por praxe ou não, passámos o tempo a meter quase todo o pano redondo e latino…Para compensar, não houve, durante o dia, baldeação, ginástica ou aulas.

Mas, para que não pensássemos que aquela embarcação de cor branca era um qualquer navio de cruzeiros da CNN, às 10h30m houve uma revista de uniformes, pelo Tim-Tim – de serviço interno com boné e sapatos pretos (bizarro, no mínimo…).E como era sábado (dia de promoções nas grandes superfícies) tivemos ainda “direito” a uma revista de armários; eu fui um dos contemplados, mas ele não abriu nenhuma gaveta errada.

Depois do almoço e da respectiva actividade funcional méxico/alentejana, começámos um novo jogo a bordo – o da “bola pesada”, que se jogava com uma bola medicinal, que fazia, efectivamente , jus ao nome. Só um novo descanso, banho e o jantar repuseram os níveis funcionais na normalidade.

Como se aproximava o meu próximo quarto (aos mastros) – o da modorra ou da madorna, recolhi ao ZEN, que apresenta, agora, algumas luzes (de silêncio) acesas.

Colaboração do FSLourenço


_

sexta-feira, junho 25, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 25 de Junho de 1965

Dia 25 de Junho de 1965, sexta-feira

A seguir ao “2 em 1” da manhã, ginástica e baldeação (não devia haver, ao tempo, navio mais limpinho que a nossa barca…), nova série de aulas, agora Artilharia, continuando a Marinharia.

À tarde, repetição das duas instruções, sendo a de Artilharia destinada ao estudo da Mauser e da Walther, tendo desde logo o FN liderado as “operações”. Seguiu-se um período de descanso no espaço a que, muito apropriadamente, o SP chamou de ZEN (onde ainda se sentia, desestabilizador, o cheiro da mestiçagem). Depois, o jantar e, para mim, novamente beliche porque o quarto das 04h00m às 08h00m, aos mastros, estava à minha espera.


Colaboração do FSLourenço


_

quinta-feira, junho 24, 2010

ALMOÇO MANHOSO

Sem a presença da totalidade dos "manhosos", o chico escuro está em França, decorreu ontem (230610), mais um excelente almoço no recomendável "Canto do Miguel".

Aguarda-se ansiosamente a reportagem fotográfica, conduzida pelo manhoso "almiras", especialista de reconhecidos méritos.

Viagem no NE "SAGRES", 24 de Junho de 1965

Dia 24 de Junho de 1965, quinta-feira

Da parte da manhã, de novo ginástica e uns jogos com bola medicinal, que “substituíram” as aulas que não houve; era suposto esse tempo ser aproveitado na preparação para os testes da tarde, mas o cansaço ainda era grande e alguns preferiram o beliche, “passando” até na formatura do almoço…

À tarde, então, os testes das matérias deste ciclo: Electrotecnia e L.A..

Jogou-se, também, hoje, o Portugal – Brasil, ouvido a bordo e que terminou 0-0. Houve apostas e eu e o SO ganhámos 37$50 cada. Pelo meio, ainda houve subidas aos mastros, na modalidade “free” (que utilizei com alguma frequência e muito prazer).


Colaboração do FSLourenço


_

quarta-feira, junho 23, 2010

Hospital da Marinha. Que futuro?

Com a devida vénia de "A voz da Abita (na Reforma)" * dada a importância do assunto que a todos diz respeito, mas também pela intervenção na mesa dum camarada CR:

COLÓQUIO NO CMN SOBRE O FUTURO DO HOSPITAL DE MARINHA
DIA 24 DE JUNHO ÁS 21 HORAS


O colóquio será orientado pelo CAlm Martins Guerreiro e serão oradores :

CALM MN EDUARDO TELES MARTINS - Director do Serviço de Saúde
CMG MN JOSÉ ALBUQUERQUE E SOUSA - Sub-Director do Hospital da Marinha
CMG ECN A. VASCONCELOS DA CUNHA - Larga experiência em Gestão Hospitalar


Nota* Publicada por José Botelho Leal em A Voz da Abita (na Reforma) a 6/23/2010 12:11:00 PM

_


Viagem no NE "SAGRES", 23 de Junho de 1965


Dia 23 de Junho de 1965, quarta-feira


Ginástica, sempre, desta vez suavizada pelo Pão de Açúcar pelo través de BB, distinguindo-se igualmente bem a entrada da baía de Guanabara; este cenário, que acompanhou o navio praticamente até ao crepúsculo, muito contribuiu para a desarrumação mental generalizada, afectando claramente as aulas que, impiedosamente, iam decorrendo.

Cerca das 10 da noite, o motor p.p. deu o tiro, induzindo nos CR´s (e não só, claro) a esperançosa convicção de que ainda iríamos entrar no Rio rebocados…

E foi a “viver” esse sonho, entretanto desfeito, que recolhemos ao escovem, aguardando pelo novo dia.


Colaboração do FSLourenço


_