quinta-feira, dezembro 31, 2009

Recordando Professores: Professor de inglês Hallewell

Já recordámos neste blogue o nosso professor de inglês Hallewell, o único na EN no nosso tempo. Veio a morrer em Cascais no último dia de 1984 o que confirmámos junto do seu filho João Hallewell conforme mail que recebemos recentemente e nos permitiu publicar. Completam-se assim hoje 25 anos da sua morte.

"Bom dia ...

Desde já lamento o atraso em responder ao seu mail.

É com grande satisfação que recebo o pedido para anexar o meu comentário ao post no vosso blog. Tem a minha autorização para faze-lo ao primeiro ou este segundo ou ambos.

Sem querer que o mesmo venha a ferir alguma susceptibilidade, apenas queria por ele fazer lembrar que essa saudável “ …irreverência”… saldava-se em largas gargalhadas em seio familiar, pois como era de conhecimento mútuo, o meu pai tinha o seu jeito muito sui generis de lidar com certas situações. Esse modo jovial, alem de muitas outras coisas, ainda é muito saudado pelos que comungaram com ele os últimos 30 anos da sua vida. Eu apenas pude apreciar 14 anos da pessoa fabulosa que era o meu pai. Infelizmente ele faleceu a 31:12:1984 em Cascais.

De forma nenhuma vou fazer aqui a sua biografia, mas ainda hoje tenho muita dificuldade em ter outra referência de vida tão preenchida, vivida, sofrida e amada, como a que foi do meu pai. Lição que devia a todos os níveis ser exemplo para qualquer filho e de que tive o privilégio de partilhar.

Para aqueles que o conheceram no seu local de trabalho, têm que perceber que, não sendo a forma de viver do meu pai, isto é: de fazer valer as suas dificuldades e limitações, maioritariamente físicas, era a maneira de saber lidar com as adversidades e contorna-las que importava. Tiveram a oportunidade de conhecer uma pessoa que procurou o nosso país para conseguir viver mais cinco anos e acabou por viver vinte e sete anos, num período bastante conturbado da nossa sociedade, na qual se integrou. Era com grande carinho e dedicação que ele, das poucas horas que estava em casa, organizava as lições, os mapas de turma, com cada aluno e sua descrição em pequenos cartões que por sua vez organizava numa cartolina representativa da sala de aula….enfim, uma pessoa a quem uma segunda vida seria ainda tão ou mais preenchida que a minha e/ou de outros.

Um bem aja a todos vós.

Fica aqui o agradecimento de um simples Grumete que em tempos pertenceu a Armada Portuguesa. Foi através desse carinho que me cruzei com o vosso blog.


Obrigado

João Hallewell e familiares"

2 comentários:

Carlos V. Carrasco disse...

Tenho grande admiração e boas recordações do nosso professor de inglês comte. Hallewell não tanto no CR, mais no HC.

Lembro-me do orgulho com que falava da sua participação na guerra e da sua emoção quando nos mostrou as sua condecorações. Julgo que tinha uma Cruz-de-Guerra.

Estou ligado a Cascais, pelo namoro, desde 1964, tendo vindo para cá viver em 1968.

Algumas vezes me cruzei com o comte. Hallewell, e com a saudável irreverência de cadete, o assunto era levado para as aulas pois sempre constituia motivo para entreter e passar algum tempo.

Foi neste âmbito que lhe dei os parabéns pelo seu casamento, pois ao passar por um dos fotógrafos da terra, vi na montra algumas fotos em que reconheci o jovial noivo, comte. Hallewell!

Foi apanhado de surpresa, mas com o seu à-vontade e simpatia não fugiu ao assunto e lá se passaram mais uns momentos divertidos de sã camaradagem.

PS: Nada estava escrito, pelo que a minha memória pode ter falhado nalgum pormenor...

Carlos Carrasco

Unknown disse...

Creio ter sido igualmente meu professor de inglês na EN - Curso Marquês de Niza.

Recordo a sua boa disposição e algumas histórias que nos contava relativas à sua participação na 2ª Guerra Mundial.

Não falhava o "chá das 5".

Salvo erro faltava-lhe uma falangeta.

A

Vieira dos Santos