segunda-feira, janeiro 31, 2011

CURIOSIDADES

Ora vejam esta etiqueta retirada da
embalagem de um produto adquirido numa Loja Chinesa.

Quem será capaz de analisar esta belíssima tradução e, consequentemente, identificar o produto…

domingo, janeiro 30, 2011

Aniversários: Fevereiro 2011

No mês de Fevereiro fazem anos os seguintes CR, a quem enviamos os nossos parabéns:

04FEV (1944) CARLOS EDUARDO VIGOÇO SALDANHA CARREIRA

05FEV (1944) HENRIQUE EUGÉNIO CLAUDINO MORGADO

13FEV (1945) FRANCISCO JOSÉ MORGADO CASTRO E SILVA

22FEV (1946) AUGUSTO MANUEL DA SILVA E PINHO

28FEV (1944) LUIS ALBERTO CRISTIANO DE OLIVEIRA


Recordaremos também neste mês de Fevereiro o LUÍS GONÇALVES MARQUES BILREIRO, em 07FEV (1945) e o MANUEL AMÂNDIO FRANCISCO PINA em 29FEV (1944), datas dos respectivos nascimentos.

RECORDANDO...





Voltando às comemorações dos 50 anos do curso lembrei-me desta bela obra da cerâmica artística portuguesa que, julgo, foi da autoria do ASP.
Certamente os exemplares que sobraram poderão servir para as petisqueiras abaixo mencionadas...

sábado, janeiro 29, 2011

AINDA A PETISQUEIRA.


A foto documenta a preparação(da minha autoria, note-se) de várias perdizes, para serem cozinhadas, para um lauto jantar, junto ao "fogo de chão" de uma tasca perdida algures numa simpática aldeia no Alentejo, terra natal de um camarada do nosso curso. O repasto foi acompanhado por um tinto de produção artesanal da vinha propriedade do referido camarada (Castas : Castelão, Cabernet, Sauvignon, Syrah e Trincadeira). No final um afinadíssimo coral de inspiração perdigo-tintolifera, entoou umas modas alentejanas, e alguns mais afinados, aventuraram-se por terrenos do Fado. Já faz tempo, mas foi muito bom.

TURISMO GASTRONÓMICO

A ideia não é criar água na boca a ninguem, mas a foto abaixo, é de "Mão de cordeiro à Andaluza", confeccionada no "Assador" de Córdoba.


Garanto, que foi um dos pratos de carne que mais me agradou em toda a minha vida, o qual foi devidamente acompanhado por um "PESQUERA" ( Ribª del Duero) de 1998.

sexta-feira, janeiro 28, 2011

RECORDANDO...


Agora que estamos motivados para as comemorações dos 50 anos do curso lembrei-me de vasculhar no baú das velharias qualquer ideia que pudesse vir a interessar e dei com este pequeno artigo, publicada na Revista da Armada pelo comte Sousa Machado, referente à nossa medalha comemorativa dos 25 anos.

Quem se lembra da medalha e do seu autor?






domingo, janeiro 16, 2011

Viagem no NE "SAGRES" em 1965. Madeira

Em Maio de 1965, durante a viagem no NE "SAGRES", na passagem pela Ilha da Madeira a caminho de Cabo Verde e do Brasil:

Presentes o CFeitoria e o AFPina que já não estão por cá.

Nota da Redacção: Não se recordando o proprietário da foto do local exacto onde a mesma foi tirada, pediram-se alvitres confiáveis que nos foram prestados pelo ASPinho.


Foto fornecida pelo CSaldanha

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Encontros mensais do CR: Jantar 13JAN2011

Como anunciado realizou-se esta 5ª Feira 13 de Janeiro, no CMN, o jantar mensal do CR de arranque de 2011. Numa noite de nevoeiro e fria, o Clube quase vazio e apenas a nossa mesa e outra preenchidas. Do nosso Curso menos presenças do que habitualmente, sete, outros tantos ausentes mas devidamente justificados.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Viagem no NE "SAGRES" 1965. Em Cabo Verde

Também dos arquivos da viagem de 1965 na "SAGRES".
Três cadetes CR numa esplanada no Mindelo, S.Vicente de Cabo Verde.


Nota: CSaldanhaC, FNeto e CRoque


Foto de CSaldanhaC


_

terça-feira, janeiro 11, 2011

Preparação Setembro de 2013

O nosso repórter Y, apaziguado pela Administração do Blogue (mas desconhecendo ainda que lhe cortámos 10% do vencimento a pretexto de evitar a vinda do FMI), enviou-nos às 14H32 de 11 de Janeiro de 2011 do telhado do CMN, utilizando linguagem gestual, as seguintes mensagens:


1. Reunidos mais de uma dúzia de elementos pretexto mãe do Sá, corrijo Mem de Sá, almoço mensal, stop.

2. Reservada mesa redonda grupo sete sábios, digo só seis* compareceram, dum tal curso CR, discutiram em linguagem codificada agenda 50 anos de qualquer coisa que não percebi dado todos aparentarem mais idade. Stop.


Nota* enviada por telegrama dali expedido que só chegou à redacção posteriormente, refere:
"Falta de um tal ASP por reunião inopinada de alta finança.
Apuradas, no bar, presenças ACF, AVC, CBM, CVC, LCO e JVB, siglas que desconheço a quem correspondem. Determina mais alguma coisa?"

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Movimento hospitalar. Altas

Em antecipação às informações recolhidas recentemente, teve alta hoje dia 10 de Janeiro de 2011, da cirurgia 3 do Hospital dos Capuchos, o nosso camarada CR HAFonseca. Regressou a casa às 18H45 para uma convalescença de mais.uns dias, tendo sido já assinaladas nos nossos sensores mensagens suas na Net do final da tarde, com um RELIM e agradecimento dos apoios que recebeu neste período.

Encontros mensais do CR: 13JAN2011

"Dia 13 de Janeiro, na próxima 5ª feira, temos o nosso 1º jantar do ano no CMN."

O JSHenriques mandou este aviso e aguarda a comunicação de intenções.

_

sábado, janeiro 08, 2011

Viagem no NE "SAGRES" 1965. Fora do serviço (2)

A segurança no Brasil em 1965 não tem muito a ver com a dos dias de hoje!

Fora das horas de serviço, na praia no Recife, o jovem e atlético* CR CSC, o único visível dum grupo constituído pelo PReynaud, "Z"AViegas , MCampos. MPBento e ASPinho, em protecção de proximidade da jovem Miriam**.

Notas:
** Familiar da que viria a ser mulher dum dos elementos da lista supra.
* Tempo em que ainda se falava do índice de Pinhet e não se sabia o que era um metrosexual.

Foto do CSaldanhaC

Convite do nosso fotógrafo amador: 21JAN2011

Convite que nos foi enviado pelo CRHC LCOliveira para dia 21 de Janeiro às 18H30:

sexta-feira, janeiro 07, 2011

MOVIMENTO HOSPITALAR (2)

Encarrega-me o nosso Comandante da Companhia/CRperpétuo, Cte. Abel, de informar que nos envia um grande abraço, especial para o HFonseca, a quem deseja um rápido e total restabelecimento e pelo qual tem "uma velinha acesa" (sic).

sábado, janeiro 01, 2011

Novo Blogue: Curso Hermenegildo Capelo

Para quem não tenha eventualmente reparado, foi acrescentado em 10DEZ2010 na nossa lista de "Links escolares navais" um blogue cujas fundações arrancaram nesse dia com o lançamento da primeira pedra pelo VCarrasco CRHC nosso membro e colaborador. Trata-se do Blogue do Curso Hermenegildo Capelo, hoje oficialmente inaugurado e a quem dirigimos saudações navais e muitos anos frutuosos de vida.
Podem espreitá-lo no campo próprio dos links ou aqui.

_

Movimento Hospitalar

Este é completamente verdade: Tendo sido o último a entrar há menos de uma semana nos 64 anos, o nosso camarada CR HAFonseca passou o final da noite de 31 de Dezembro de forma inédita deslocando-se do Hospital de Viseu para o Hospital de S. José e deste para os Capuchos em Lisboa em ambulância, em estado que lhe permitiu manter-se em contacto por telemóvel. Depois de umas facadas gastronómicas na culinária Mangualdense de que se ressentiu na noite anterior, pretendiam operá-lo imediatamente à vesícula biliar, tendo-lhe no entanto dado a opção que acabou por escolher. Registada pelos nossos repórteres a entrada ficamos a aguardar futuros desenvolvimentos desejando-lhe bons êxitos nesta nova experiência.

Adenda de 06JAN2011: Foi operado esta tarde e correu bem, mas não foi possível o método da laparoscopia dado o estado da vesícula. Tem garantidos mais cinco dias de internamento.

_