sábado, fevereiro 09, 2013

Renascimento do remo na EN em 2012

Tendo a Escola Naval (EN) tradição centenária no remo - em que houve momentos muito altos no princípio dos anos sessenta com elementos do nosso CR -, apesar de um período longo de inatividade, em 2011, fruto de um apoio próximo da Associação Naval de Lisboa (ANL) – Remo e algum empenhamento de um grupo de oficiais, foi possível reativar a modalidade através de cadetes da EN.

A primeira participação desportiva, ocorreu na regata organizada pelo CNOCA e ANL no âmbito do 62º Festival Náutico e as comemorações dos 75 anos da EN no Alfeite, em Outubro com duas equipas em Yolle de 4.  Ainda naquele ano, em Dezembro, a equipa da EN esteve presente na “Regata dos Clubes Centenários”, organizada pela ANL, estreando uma participação em Yolle de 8 e posteriormente na regata Aniversário do Clube Ferroviário de Portugal (CFP) novamente em Yolle 4..
Incrementando o nível de treino, quer recorrendo quer ao nosso bem conhecido tanque de remo da EN quer a deslocações às instalações da ANL em Alcântara, incluindo treino de água, foi possível durante o ano de 2012 participar em diversas provas na pista da Junqueira, aparecendo já resultados muito interessantes.
Com o arranque do ano lectivo 2012-13 foi possível iniciar uma equipa feminina nesta modalidade marcando uma estreia muito positiva e reconhecida pelos clubes da zona. Assim, em novembro, no ”Troféu Cidade de Lisboa”, organizado pela ANL, que registou a maior participação de atletas femininas em provas na zona de Lisboa, a estreante equipa de cadetes femininos obteve um muito honroso 3.º lugar.  Em Dezembro realizou-se ainda a 2ª mão do ”Troféu OPEN” do CFP, tendo, a equipa masculina repetido a vitória na sua classe em Yolle de 4..

O ano terminou da melhor maneira, tendo na prova organizada pelo CFP a equipa masculina obtido uma vitória e na regata dos 120 anos do CNL a equipa feminina garantido o 1º lugar, enquanto a equipa masculina alcançou um 3º lugar entre as 15 equipas em prova.
Com estes resultados animadores, uma forte determinação dos cadetes e em projeto a aquisição de um Yolle 4+ para a Escola Naval, estão reunidas as condições para que as equipas de cadetes, a representar o CNOCA, tenham uma palavra a dizer neste ano de 2013.

Texto adaptado duma colaboração do HAFonseca na Revistta de Marinha

1 comentário:

Carlos V. Carrasco disse...

É louvável que se mantenham as boas tradições!
Depois do João Rocha e do Joaquim Conchinhas, dos idos de sessenta, quem será o atual treinador(a)?