terça-feira, abril 01, 2014

Apresentação do Livro dos 50 anos do CR (3)

Decorreu meio século sobre o dia em que o Curso Miguel Corte Real iniciou o seu trajecto na Marinha de Guerra Portuguesa. Cinquenta anos é, na vida, um período muito significativo, prenhe de acontecimentos de toda a natureza, seja considerando cada elemento que constituiu aquele Curso, ou o seu conjunto. Recordar e reviver o individual e o colectivo, saborear de novo um pouco do que foi essa aventura, pausar em lembrança dos que já não estão entre nós e conviver, ou, simplesmente viver, foram o propulsor de um período a que chamamos “Comemorações CR - 50 anos”.

A vontade de ter ao alcance um instrumento de fácil consulta, que permitisse, em cada leitura, o abrir de novas imagens na memória, levou a que fossem reunidas num Livro-Agenda as convergências e diversidades das vidas dos elementos do Curso, feito inteiramente por eles, procurando um encontro com este passado simultaneamente individual e colectivo, e, como se diz na Nota de Abertura, Em recordação e agradecimento aos nossos camaradas, comandantes, professores, e aos nossos familiares presentes nos cais da largada e da chegada.

Como acto final das Comemorações, foi este Livro-Agenda apresentado numa sessão que teve lugar em 26 de Março, no Clube Militar Naval, que assim se associou ao evento, e onde estiveram presentes muitos elementos do Curso, seus familiares e convidados.

Terminaram, pois, as comemorações, de que, para memória, se deixa um cronograma.



1 comentário:

JPVillas-Boas disse...

Caro CRoque, obrigado por este apontamento e resumo destas comemorações de meio século, com respostas ao que, o quê e quando.