ACostaeSilva 07JAN (1945)
RodriguesRica 21JAN (1944)
MonsantodeCampos 31JAN (1945)
Um abraço de parabéns.Também recordamos um camarada, muito sui generis, o Alexandre José dos Santos (Chana) nascido a 16JAN1945.
ACostaeSilva 07JAN (1945)
RodriguesRica 21JAN (1944)
MonsantodeCampos 31JAN (1945)
Um abraço de parabéns.Também recordamos um camarada, muito sui generis, o Alexandre José dos Santos (Chana) nascido a 16JAN1945.


Passe a publicidade, nomeadamente para o pessoal do CR que não colabora nem se regista neste" Blog" e nunca vai aos jantares de curso.
Com ares de incontido orgulho e assumindo uma pose de verdadeiros "matadores", este grupo de cinco cadetes manifesta com exuberância a sua satisfação pelo estado em que ficou aquela camarata onde mais tarde se iriam deitar, para um merecido repouso, alguns camaradas que àquela hora tardia da noite se afadigavam a estudar, nas salas de estudo, em vésperas de um temido exame final.ReynauddaSilva 02DEZ (1943)
GCordesValente 03DEZ (1943)
ANoronhaeMenezes 04DEZ (1943)
SantosLourenço 07DEZ (1944)
ACAnaia 19DEZ (1943)
RebeloMarques 19DEZ (1944)
HFonseca 25DEZ (1946)
A TODOS E INDIVIDUALMENTE MUITOS PARABÉNS.
NRP “Alabarda”
Angola e Continente depois de ter regressado com a Lancha: AAlmeida
NRP “Aríete” *
Guiné e Angola: HFonseca
Angola: PVillas-Boas
O AzCoutinho, então a comandar uma LFG, ainda fez uma perninha nela de Luanda a S.Tomé e volta, em 1975, sem ter sido nomeado oficialmente seu comandante.
NRP “Cimitarra”
Moçambique: MSá
Notas * Na Guiné foi pintada de verde escuro e assim seguiu para Angola onde assim se manteve. Foi abatida ao efectivo da Armada portuguesa para ser entregue ao Governo de Angola.
** Entretanto a Marinha publicou um muito louvável livro sobre as LDG, em que, pelo menos, a história da Aríete necessita duma grande errata.

Como decerto se lembram as nossas pequenas comissões eram de pelo menos 26 meses, inicialmente sem férias no Continente, o que não se comparam com as actuais. Ìamos para Àfrica e este navio à semelhança dos outros, com excepção das Francesas e Cacines, NÃO tinham AC (ar condicionado).
Conforme se pode observar o Estado estava bem representado no "FERUELGUDBAI". Desde a Banda da Armada, passando pelos mais diversos representantes das entidades oficiais. Por ser verdade esteve um Sr. Comodoro em representação de Sexa o Ministro da Marinha.
Tal e qual como agora.
Não sei se isto é angustia,mau perder ou só má lingua.
Seja o que fôr , desculpem-me.
No final do jantar nove dos presentes foram vistos a reentrar na sala de jantar erguendo "flutes" de espumante à saúde de um elemento barbudo com ares de avô (e à respectiva família) cuja identificação a minha modéstia não permite revelar.
Indiferentes e virando ostensivamente as costas, em sinal de desprezo, a uma indecifrável equação matemática escrita no quadro preto desta Sala de estudo, uma dezena de rostos sorridentes e despreocupados, que se podem observar nesta foto obtida em vésperas de um exame de Mecânica Racional, não prenunciavam ainda o "desastroso estampanço" que haveria de ocorrer no dia seguinte, com a obtenção de classificações que em muitos dos casos não chegariam a ultrapassar o conhecido valor de "Pi"...Há poucos CR a fazer anos em Novembro!
A pequena lista dos aniversariantes, a quem desde já enviamos um abraço, são:
AFidalgo 14NOV (1945)
BVentura 27NOV (1945)
Também em 29NOV1943 nasceu o (GB)RMaurício de quem nunca mais voltámos a ter notícias.
P.S. Com as nossas desculpas pelas falhas, aqui vão as omissões nos 3 últimos meses, já devidamente corrigidas no local ("post") próprio:
Agosto
Lacerda Ferreira 01AGO (1943)
Setembro
PLencastre 08SET (1943)
Outubro
DiasFerreira 11OUT (1944)
JVelezCaldas 19OUT (1943)
LAlmeidad’Eça 20OUT (1943)
E também o CalhauFeitoria, que já não está entre nós, nascido a 28OUT1944.
Pesquisando na Internet assuntos da nossa história militar recente, surgiu-me um testemunho, que não conhecia tão completo, do CR Caldeira Santos, então Oficial Imediato da FF Almirante Gago Coutinho, sobre acontecimentos passados a bordo daquele navio.
Com o título
O 25 DE ABRIL DE 1974 NA FRAGATA “NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO”
pode aceder-se no sítio http://www.25abril.org em
http://www.25abril.org/index.php?content=1&c1=&c2=&glossario=Gago%20Coutinho
Dum repórter da "Luxo", que se encontrava pendurado na obra ao lado tentando cobrir um jantar de despedida de 3 dirigentes da área da SSM, conseguimos a fotografia junta sobre o nosso evento.
Foto CR2020a
JVelezCaldas 19OUT (1943)
LAlmeidad’Eça 20OUT (1943)
Hoje não há ajudas para identificação. Prémios do costume para quem identificar mais do que nove.
Foto Juramentodebandeira
Durante um dos jantares foi feita por um dos participantes, que consta ter uma grande propriedade no Alentejo e se ter iniciado recentemente na vitivinicultura, uma muito apreciada apresentação das diversas castas que produz e que a teleobjectiva do nosso correspondente conseguiu captar.Foram ainda avistados no dia 15 em Idanha-a-Nova esgotando a edição dos semanários, em Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia, passando ao lado de Monfortinho. Em Monsanto sabe-se que a maioria subiu ao castelo na hora mais quente do dia, em pleno período da digestão de um almoço realizado numa gruta de pedra (cuja entrada é visível na 2ª foto) do restaurante da povoação, “Petiscos & Granitos”*, cujo proprietário e cozinheiro é um recente reformado da Marinha.
Aguarda-se relatório da investigação da PGR do que terão ido ao fim da tarde, em coluna de 4 viaturas ligeiras, fazer a Rosmanilhal.
Nota * A classificação em âncoras (0 a 10) aguarda a deliberação do júri.
Fotos 14092007(002) e 15092007(004) alt
Em complemento do "post" de 10SET2007 de SPinho, que cumprimento e revejo na foto supra, penso que tanta coragem e aficion se deve a estes antecedentes: depois de percorridos cerca de 1500 metros que nos levavam aos limites da povoação (julgo que não havia aeroporto na altura para ir ver os aviões como se fazia na Portela e espero que não se venha a fazer na OTA), verificou-se que não havia outra coisa para fazer. E que os ajudas sairam especialmente deste grupo, não tendo sido definido quem seria o rabejador (seria o do "post" de 02DEZ2006 colocado por MSá?).
Isto é que era aficion. Peito aberto a tremer de coragem. Lembram-se desta maravilhosa cena passada na Ilha das Flores no regresso do Brasil?Sabe-se que não houve chuva nesse dia e que estão todos de uniforme de serviço interno azul acinzentado, que já não se usa há muitos anos. Consultados vários autores (e um arquitecto), não foi possível concluir com rigor se esta mangueirada geral faz parte de todas as travessias do Equador e respectivo cerimonial. O certo é que nesta ocasião houve e toda a gente participou nela, quer os elementos do tribunal, advogados de defesa e acusação, ninfas, Neptuno, etc. quer os elementos julgados (alguns oficiais, cadetes, etc.).
Na foto podem ser reconhecidos, da esquerda para a direita: (em pé) SCarreira, BMoreno, ACSilva, BVentura; (em baixo) AFidalgo, PLencastre, SPinho.
Foto 1965 (Sagres 136)


Será a altura dum primeiro balanço, ou vamos desistir já?
Confessamos que algum desânimo nos assaltou ao longo destes 12 meses! Dos inúmeros convites para membros efectivos do “nosso blog”, apenas dez responderam à chamada e destes quase metade não deram qualquer colaboração efectiva. Isto apesar de às dificuldades por alguns colocadas termos respondido com instruções detalhadas, passo-a-passo como convém para sexagenários com limitações e para quem a Internet ainda é um bicho. Para o nosso moral não cair a zero, animou-nos um pouco o número de visitantes constantemente actualizado que abaixo se pode consultar e analisar, de cerca de 300 visitas por mês. Em suma, vamos prolongar esta coisa mais algum tempo porque ainda há uma réstia de esperança.
| DECLARAÇÃO Eu, abaixo assinada, declaro autorizar o meu *__________ (NII e nome)__________________________________ a participar nos jantares mensais do CR, com a condição de não usar esta permissão para diferentes “actividades” mesmo que inopinadas. A *_______________ (ass.)_______________________________________________ (Não exige reconhecimento notarial) *Relação familiar estável - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - CERTIFICADO Certifico que o (NII e nome) __________________________________ esteve presente no jantar do CR realizado em ___________ no __________________________ que terminou às __H__ . O Coordenador do jantar (ass.)___________________________________ |
Um dos nossos repórteres no exterior, deu-nos conta de se terem reunido hoje quatro elementos do CR. Foram vistos a entrar cerca das 12H30 para o local que a foto mostra, donde terão saído cerca das 15H00.01AGO LacerdaFerreira (1943)
Ora aqui temos um caso interessante para esta secção: uma importante e útil ocupação (dum CR que estava desaproveitado), com sensível redução de tempos livres.
- NOMEAÇÃO:
------- Despacho nº 14 892/2007, de 16 de Maio:
Nos termos do nº 2 do artigo 6º do Decreto-Lei nº 44/2002, de 2 de Março, e tendo presente a proposta do almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, na qualidade, por inerência, da Autoridade Marítima Nacional, nomeio o vice-almirante, na situação de reserva, António Carlos Rebelo Duarte para o cargo de presidente da Comissão do Domínio Público Marítimo*.
(Publicado no Diário da República, II Série, nº 132, de 11 de Julho de 2007, pelo Ministério da Defesa Nacional – Gabinete do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar).
* Cargo que já assumiu em 27JUL2007
Sem qualquer tratamento de photoshop, um conjunto de jovens cadetes embarcados em viagem de instrução e que já mereceriam ser aspirantes se tal posto houvesse na altura, cuja identificação ficará a cargo dos leitores (se os houver nesta época de veraneio). São todos identificáveis, os futuros almirantes incluídos.
Pude-me então aí deparar com esta espantosa (in)utilidade, a cujo funcionamento se pode aceder pela módica quantia de 50 cêntimos, certamente com um resultado da vossa "intensidade amorosa" do maior rigor cientifico. Confesso humildemente que não o testei.
Assembleia de Freguesia de Carcavelos
Presidente:
1.º Secretário:
2.º Secretário:
Coligação Viva Cascais
CDU
PS
BE
Um retorno à EN com o descerramento duma placa para a posteridade e medalhas comemorativas para todos. Uma manhã desportiva a que muitos se baldaram, sem lesões e houve já na altura alguns em dificuldades para se baixarem para apertar as botas de futebol. Na aula evocativa bastante humor, a que estávamos pouco habituados, recordando também nalguns momentos a rispidez e o rigor. Um divertido jantar das então novas, mas nada comparáveis, ás actuais instalações da Guia. E no final, não com chave de ouro mas de prata (lata?), o jantar no sítio que se recordou há dias.
Deve ser dos anúncios mais antigos e (in)úteis da imprensa, mas mesmo assim não quis deixar de vo-lo lembrar, na suposição de que ainda não estejam incluídos naquela lista de grandes personalidades que cita! Nesta altura, 42 anos de serviço (sem verificação se este número é anualmente actualizado), mais coisa menos coisa tantos anos como muitos de nós! Intenso trabalho sem intervalo de almoço, incluindo fins-de-semana. Especializado em trabalhos ocultos (deve ser colega de algumas pessoas que conhecemos cujo trabalho não se vê/via muito bem). Aconselhamento (rapidamente) sobre todos os problemas, mesmo os mais difíceis e desesperados, incluindo o domínio do ETC. Posto tudo isto, porquê tantos assessores nos gabinetes e estados-maiores?
In Diário de Notícias de 18JUN2007 - Publicidade - Relax
Teve lugar nesta 5ª Feira, a segunda do corrente mês, mais um jantar CR. Aperitivos e cafés junto ao bar, refeição na sala de jantar.Estiveram presentes o AFidalgo, BMoreno, CAnaia, CSantos, CostaeSilva, MSousa, RDuarte, RLeite, SHenriques, SLourenço e VBoas, justificando as ausências apenas os dois estrelas FCarvalho e SPinho.
Em Julho próximo ainda haverá jantar, retomando-se o mesmo regime em Outubro.
Foto 14062007
Se bem se lembram (o BVentura com mais dificuldade!) realizámos durante vários anos os nossos jantares, então anuais, de CR, num Restaurante lá para os lados da Estrada de Benfica. Aquela Estrada ou Rua que, para quem parte do Fonte Nova e de automóvel, põe as pessoas que não conhecem a zona embaraçadas para conseguirem descobrir como se prossegue por aquela via, que a partir de certo ponto só tem um sentido para o trânsito e no sentido contrário ao que levamos!
A porta de entrada não era exactamente sobre a Estrada de Benfica, acedendo-se-lhe por baixo dum prédio. Entrando no Restaurante, o ainda existente Córsega, descia-se/desce-se uma escada imediatamente à direita, com uma porta ao fundo que abria/abre para uma sala na cave, com a única vantagem de ser toda por nossa conta e em que se proferiam todas as piadas
e (tentativas de) discursos completamente à vontade.
Mas para que se recordem bem do local aqui fica o telefone 217604415 e a direcção, aconselhando que a imprimam e recortem para juntarem aos locais a não repetir.
Será que a responsabilidade do principal organizador dos jantares naquele local já prescreveu?


Julgo que era então estrada nacional, posteriormente designada Avenida 23 de Julho, agora com o Metro de superfície ali a passar (sem gente dentro?), que, tal como hoje, ia desembocar à Cova da Piedade como a fotografia abaixo, da mesma época, ilustra.

