sexta-feira, setembro 12, 2014

Irmandade de São Roque dos Carpinteiros de Machado (1)

Por julgarmos de interesse vamos dar de forma breve um pouco da história da Irmandade de São Roque dos Carpinteiros de Machado e da sua ligação à Capela de S. Roque (situada nos edifícios da Administração Central de Marinha onde se tem realizadas tantas "despedidas" de camaradas e ocorreu a benção das espadas do CR). E fazemo-lo também porque já existem vários camaradas de Marinha (até hoje dois do CR) na Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa www.irmandadesaoroque.pt , alguns dos quais participaram na integração e fusão destas Irmandades: 

Irmandade do Bemaventurado São Roque dos Carpinteiros de Machado
  
Quando se celebrou o acordo entre a Companhia de Jesus e a Irmandade do Bemaventurado São Roque, em 1553, para se erguer uma Igreja jesuíta, no local da pequena Ermida de São Roque e construir ali a sua Casa Professa, hoje sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa um grupo de Irmãos de São Roque, não aceitando aquele trato, abriu dissidência e criou a Irmandade do Bemaventurado São Roque dos Carpinteiros de Machado (os mestres da construção naval, na época), instalando-se, então, no Real Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Com a ruína do Convento, em consequência do trágico Terramoto de 1755, a Irmandade perdeu o local onde exercia as suas actividades e a quase totalidade dos seus bens.
Apoiada por D. José I, passou a ter instalações provisórias, logo em 1756, no Real Arsenal, nos terrenos da Ribeira das Naus e, em 1761, ergueu ali uma nova Capela (agora de pedra e cal), onde passou a exercer o culto e hoje integrada no edifício do ex-Ministério da Marinha (Administração Central da Marinha), sito na Avenida da Ribeira das Naus.
Esta Irmandade, na sua vocação original, dedicou-se fundamentalmente ao apoio material e espiritual dos Irmãos e familiares mais necessitados dos que pereceram em naufrágios ou se encontravam “captivos a poder dos Mouros, nomeadamente pagando o resgate”.
É assim que em 1913 toma a natureza de Associação de Socorros Mútuos, passando a denominar-se Irmandade dos Carpinteiros Navaes, erecta na sua Antiga Ermida de São Roque, no Arsenal da Marinha, perdendo a natureza religiosa. Em 1927 foi extinta pela Autoridade Civil, mas não pela competente Autoridade Religiosa, de acordo com as leis canónicas.
Em 21 de Fevereiro de 2011 esta Irmandade, conjuntamente com a Irmandade da Misericórdia de Lisboa, é integrada, por fusão, (nos termos do Can.121 do Código do Direito Canónico),na Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, sendo transferido para esta, com todos os seus direitos e obrigações, o património espiritual, cultural, histórico e material da Real Irmandade do Glorioso São Roque dos Carpinteiros de Machado. (Art.1º dos Estatutos e Compromisso da IMSRL).

Nota: Agradece-se a colaboração dos Vice-Provedores da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa Eng. Mário Pinto e CALM ECN Balcão Reis na obtenção deste texto e do que se seguirá.


Sem comentários: