segunda-feira, outubro 26, 2020

O Capitão na Marinha de Guerra

Sucedeu-me com alguma frequência a partir de oficial superior, mais frequentemente quando exerci funções fora da estrutura da Marinha, ter tratado de assuntos da minha competência com elementos doutros Ministérios, designadamente com o MNE. E recordo vários casos em que contactei ou me contactaram, em que a conversa se inicia com as nossas identificações, normalmente sou o capitão-de-fragata ou o capitão-de-mar-e-guerra fulano de tal. Raramente era correspondido por Sr. Comandante, sendo o mais frequente do outro lado com " Sim senhor capitão...". E surgia aí a minha pequena "vingança" pelo desconhecimento, de informar o meu interlocutor de que na Marinha de Guerra (não é o caso da Mercante) o "capitão" é o ... Do outro lado não se via (porque não se conseguia ver), mas sentia-se o embaraço do meu interlocutor até pelas desculpas esfarrapadas que se seguiam "por tal ofensa". O desenho que se segue e de que desconheço a autoria, parece-me vir muito a propósito:

Sem comentários: