quarta-feira, dezembro 01, 2021

Aniversários de elementos do CR: Dezembro 2021

Novembro foi dominado pela COVID19, verificando-se um aumento consistente da incidência ao longo do mês, fazendo temer um forte agravamento da situação no país, muito embora a taxa de vacinação elevada forneça uma poderosa barreira contra a disseminação da doença. Não sendo a vacina um escudo perfeito na defesa individual contra a doença, não sendo conhecido, com rigor, o período de defesa que garante, tendo surgido novas variantes que se teme que possam acrescentar o risco de contágio, aproximando-se o Inverno e as festividades do Natal e Ano Novo passos largos, não é de admirar o regresso da situação de calamidade e o agravamento de medidas diversas, que para muitos são manifestos exageros, para outros são incompreensíveis e ainda para outros são completamente desnecessárias. Salientamos aqui o programa de reforço da vacinação dirigido às pessoas consideradas mais vulneráveis e não queremos deixar de lembrar a importância da prudência e da protecção individual, já que nada permite concluir que a situação não venha a agravar-se nas semanas mais próximas.

Na sequência da rejeição da proposta do governo para o Orçamento do Estado para 2022, o Presidente da República dissolveu a Assembleia da República a 26, tendo marcado novas eleições para 30 de Janeiro de 2022, data que referiu ser a melhor solução para esclarecimento dos portugueses, tendo em conta os vários factores que é necessário considerar.

No dia 5 realizou-se na Escola Naval, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, a tradicional sessão solene de abertura do ano lectivo, que contou com a presença do Chefe do Estado Maior da Armada.

No dia 6, sete elementos da guarnição do D. Carlos I, em missão em Cabo Verde, sofreram um acidente quando, de licença, se deslocavam numa viatura na Ilha de S. Antão, a caminho do Tarrafal de Monte Trigo, do qual resultaram ferimentos.

A 8, uma extensa operação lançada pela Polícia Judiciária, referida como a maior do ano corrente, envolvendo militares ou ex-militares portugueses, tomou de surpresa a comunicação social. A operação, que posteriormente se viria a saber já decorrer há cerca de um ano, mas mantida sob segredo de justiça, recebeu a designação de “Miríade” e teve por motivação suspeitas de tráfico de diamantes, ouro e droga que seriam transportados da República Centro Africana para Portugal em aviões militares. Também em investigação, noticiava a comunicação social, estava um alegado esquema de branqueamento de capitais, estendendo-se o negócio ilícito a outros países, o que pode indiciar uma muito mais vasta e envolvida rede ilegal do que o inicialmente admitido.

Como damos conta com mais detalhe em outro artigo, a 25 teve lugar mais uma confraternização deste curso.

E de Dezembro, agora inaugurado, que sabemos? Pouco, já que a nossa bola de cristal anda perdida em local incerto há uma boa porção de anos. Podemos sempre dizer que é o último mês do ano, que inevitavelmente terá lugar o Natal, ainda que provavelmente cercado pela pandemia, e que já temos contacto visual com 2022.

Mas o que nos interessa é que neste Dezembro do ano da graça de 2021 celebrarão o aniversário os seguintes camaradas:

02DEZ (1943) Paulo Guilherme Marques Reynaud da Silva
03DEZ (1943) Gonçalo de Jesus Guerreiro Cordes Valente
04DEZ (1943) Alexandre Cabral de Noronha e Menezes
07DEZ (1944) Fernando Alberto dos Santos Lourenço
19DEZ (1943) Amadeu Cardoso Anaia
19DEZ (1944) Manuel Aníbal Coelho Rebelo Marques
25DEZ (1946) Henrique Alexandre Machado da Silva da Fonseca

A todos, um grande abraço de parabéns!

Não podemos também deixar de lembrar, com saudade, o Rocha da Silva, nascido a 02DEZ1944.

Sem comentários: