sábado, julho 17, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 17 de Julho de 1965

Dia 17 de Julho de 1965, sábado

Dia do retorno a Cabo Verde. O meu grupo entrou de quarto às 04h00m, hora em que já havia terra à vista, pelo que nos coube fazer a aterragem, beneficiando de posições radar obtidas já no quarto anterior; avistámos, primeiro, S. Tiago, logo depois Sto. Antão e S. Vicente.

O ten. RP, oficial que (julgo ser consensual) nos marcou pelo seu empenho e competência, na Escola e nesta viagem, muito positivamente, lá deixou, fazendo jus aos traços de personalidade que lhe conhecíamos, cair mais um pequeno pifo comigo e com o SJ (não fizemos o ponto numa altura em que ele tinha indicado…)-mas eram arrufos de afecto, a gente sabia.

Chegámos a S. Vicente a meio da manhã, licenças depois do almoço. Lá cumprimos o ritual da correspondência ( fiquei um bocado decepcionado, porque, nas “massas” que pedi aos meus Pais, tive um corte tipo “Teixeira dos Santos” que me estragou os planos…). Saí às 16h00m, depois de dormir, para recuperar da noite.

O Mindelo estava, como sempre, calmo, suave, pouca gente na vila, mas induzindo em mim, como em outros, uma sensação de paz, tranquilidade e anti-stress; mantenho ainda hoje essa imagem e sensação, reforçadas em posteriores visitas ao longo da carreira.


Colaboração do FSLourenço


_

quarta-feira, julho 14, 2010

Embarque no Blog (19)

Apresentou-se este mês de Julho no QG deste blogue, uniformizado de 5A (mas vendo-se ligeiramente à transparência umas riscas azuis e brancas verticais da roupa interior), o nosso camarada cronista Fernando A. Santos Lourenço. Foi-lhe atribuído o cartão de detalhe nº 19 e ser-lhe-ão concedidas férias em Agosto depois de concluídos os relatos da viagem na SAGRES de 1965.

_

terça-feira, julho 13, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 08 a 16 de Julho de 1965

PERÍODO de 08 a 16 de JULHO de 1965

Este foi o período do trânsito entre o Recife e S. Vicente de Cabo Verde. A ginástica, também entretanto reaparecida, ajudou ao desmame, acompanhada nesse desígnio pelas baldeações, aulas e respectivos testes (cujas algumas notas contribuíram para umas “noitadas” extra aos mastros, à máquina, etc).

Também durante o período jogámos andebol, tendo alguns, como eu, visto encerrada a conta da cantina (nessa altura, tivemos o pioneirismo de dar o mote para o que a nossa actual – de há muito a esta parte, claro – democracia vem alegremente praticando: gastar (muito) mais do que o que produz (ou recebe); só que nessa altura, alguém mandou fechar a torneira a tempo...).

A tirada ficou especialmente marcada por muita prática de Navegação Astronómica – pontos aos crepúsculos, desejavelmente com três rectas de altura simultâneas (com o ten. RP a brilhar, conseguindo, só ele, duas alturas no matutino de 10Jul, num céu quase sem estrelas, o que deu um ponto razoável), antemeridianas, pós-meridianas, passagens meridianas, enfim, uma actividade onde me senti, normalmente, à vontade.

Retive ainda, desse dia 10, 4(quatro) horas de Abastecimentos (aqueles que não são de uma certa classe auxiliar estarão, a esta hora, a arrepiar-se…) que terminaram mui penosamente, mau grado o ten. CJ ter levado as aulas para o lado porreiro. Mas para esse dia não terminar incompleto (para alguns) eis o inenarrável ct MP a “atirar-se” mais uma vez, ao meu grupo, o 5º, do SJ, premiando-nos com um quarto extra aos mastros; ainda assim, não me faleceu vontade para, com o SC, meu compadre e grande referência, praticarmos com o sextante até quase à meia noite.

Chegou a bordo, também nesse sábado, pelo “Press”(lembram-se?) a notícia de que o Garcia Pereira tinha sido condenado a prisão, pena suspensa.

Igualmente esta navegação, de um modo geral calma, permitiu frequentes deslocações à Castelo Beach, algumas (maldosamente) interrompidas por faina geral de mastros (e outras sevícias).

Pessoalmente, fui também muito ajudado pela música do lado do Atlântico recentemente deixado, com natural destaque para o Roberto Carlos (Bebé Cali para os amigos), cujo nome de uma das canções (não quero ver você triste…) foi sendo, ao longo dos anos seguintes, sistematicamente afirmado por alguns CR´s na sua missão de voluntariado em apoio social específico.

Tempo ainda, durante esta fase, para o nosso penico, o CR CR, apanhar um pifo, participando (e muito bem) que havia alguns que se baldavam, em prejuízo dos outros, aos mastros (deixo à argúcia de quem ler isto o palpite sobre os “artistas”…).

No dia 14, o da tomada da Bastilha, o nosso ten. RP apareceu meio adoentado, mas recuperou até S. Vicente. Ao longo dos dias, avistámos muito poucos navios (menos de um por dia), algumas baleias e cachalotes.

Na antevéspera da chegada, combinámos, os da minha mesa, tratar de quatro garrafas de verde; até me esqueci das chaves dentro do armário…

Mesmo na véspera e porque estava de quarto das 00h00m às 04h00m, tive que acompanhar o Imediato, BA, que estava mal disposto, numa ronda ao navio; só me safei quase à uma hora, depois de bruta ensaboadela sobre bordos livres e linhas de água.


Colaboração do FSLourenço


_

domingo, julho 11, 2010

Tentações (ir)resistíveis (1)

Pretendemos, com a colaboração de todos, iniciar esta secção reservada à excelente doçaria que temos por este País fora. Diferentemente do que é exigível para publicitar bons ou maus restaurantes em que foi acordada por um grupo ad-hoc a exigência da recomendação ser subscrita por um mínimo de quatro CR's, neste sector das guloseimas o consenso poderá ser obtido à posteriori responsabilizando muito mais o autor da sugestão.

Apesar dos múltiplos conselhos médicos, em especial para os que tem análises com valores fora dos parâmetros recomendados, continuamos a depararmo-nos com tentações muito diversas. Digamos que algumas completamente (ir)resistíveis por este País fora.
Comecemos então:
Em Viseu, terra de múltiplas rotundas obrigatórias para os condutores, podemos ser, como peões, confrontados na Pastelaria Amaral com as "rotundinhas de Viseu", grande teste à nossa capacidade para resistir.
_

quarta-feira, julho 07, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 07 de Julho de 1965

Dia 7 de Julho de 1965, quarta-feira

(Ao longo de todo o dia, correu pelo navio a notícia de que o Capelão se tinha tentado atirar ao mar, várias vezes, clamando incessantemente que “queria voltar prá ilha”… criada uma comissão de averiguação, descobriu-se que a verdadeira razão deste tresloucado acto era o reconhecimento, por parte do nosso Visconde, de que, durante a estadia que agora findava, tinha falhado rotundamente na sua missão de conduzir o rebanho CR à margem dos caminhos do pecado, tendo muitos, evidenciando a fraqueza da sua? carne, sido desviados pelos agentes do mal, disfarçados nas mais diversas formas (e medidas). Passados estes anos, só espero que os “tresmalhados” responsáveis entretanto se tenham arrependido e que pautem hoje a sua existência por práticas que os coloquem bem situados para o dia do Juízo Final)

Como seria de esperar, foi um day-after que se arrastou, penosamente, até ao fim. Voltaram as rotinas, as aulas (neste dia, só de tarde, ainda, para o meu grupo, o bloco da Artilharia/Marinharia), cumpri mais um quarto de castigo.

Hoje, o nosso espaço, ex-ZEN, voltou ao normal, as mesas nas posições iniciais.

Colaboração do FSLourenço

_

terça-feira, julho 06, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 06 de Julho de 1965

Dia 6 de Julho de 1965, terça-feira

Chegou, tinha que ser, o dia da saída do Recife, do Brasil…

Levantei-me às 06h20m (ligeiramente depois da hora correcta), “safei-me” porque o oficial de serviço “içou” 10 minutos depois…

De manhã, houve ainda licenças. Estava um dia magnífico, pensei na piscina, mas acabei por ir com o PR (não o Cavaco, sim o CR cujo nome é uma expressão matemática, o polinómio) a casa de umas pessoas que tinham estado na recepção do dia anterior e que tinham insistido para os visitarmos. Simpaticamente, lá nos deram mais umas prendas, lembro-me dumas facas, lembro-me também que tivemos que carregar mais souvenirs para o Comandante e para o Capelão (como se vê, assunto muito sério, nada de poucas vergonhas).Ainda na casa, dessedentaram-nos com uns líquidos não pertencentes ao mesmo grupo da “Sagres zero”, pelo que regressámos a bordo pela ortodrómia.

Depois do almoço, o navio esteve aberto a visitas até às 15h00m, lá estavam os nossos amigos da manhã, com mais prendas (esclareço que nenhuma delas era um BMW amarelo torrado), também apareceram, naturalmente, conhecimentos dos dias anteriores, foi-se criando o ambiente da despedida.

Largámos, finalmente, às 16h00m, com uma banda no cais a tocar os dois hinos nacionais; ainda no porto, subimos todos aos mastros, o que muito contribuiu para uma despedida impressiva

Só então começou verdadeiramente, em todos nós, a tomada de consciência de que tínhamos SAÍDO DO BRASIL, o que causou uma baixa generalizada no moral das tropas.

Continuámos a avistar a costa até ao anoitecer. Depois do jantar fui espairecer até ao convés e só então soube que um CR (se juntarem a 6ª letra do alfabeto com a 14ª, K incluído, saberão quem era o “artista”) tinha apanhado um monumental pifo; foi detectado no beliche a discursar, chamaram o EP e o Urbino, até que lá aliviou, deixando um fortíssimo e persistente rasto olfactivo – tivemos, eu incluído, de “dar uma” de brigada L.A. de limpeza.


Colaboração do FSLourenço


_

segunda-feira, julho 05, 2010

Encontros mensais do CR: Jantar 08JUL2010

Apesar de se preverem muitas ausências de Lisboa nesta época, o SHenriques está a organizar o jantar de Julho, nesta 5ª Feira dia 08, no CMN, aguardando que o informem das respectivas intenções.

_

Viagem no NE "SAGRES", 05 de Julho de 1965

Dia 5 de Julho de 1965, segunda-feira

No dia da recepção oficial a bordo, voltei a entrar de serviço, de adjunto do contramestre, às 08h15m (o CF era o adjunto ao sarg. de dia e o oficial de serviço o gm SL).

A recepção começou às 19h00m; até às 20h00m “tocou-me” alinhar no convés, de modo que, quando cheguei ao tombadilho, não foi fácil ocupar um espaço de alguma qualidade; mas uns whiskeys e umas cubas libres ajudaram a tornar o cenário bem mais agradável.

Deitei-me cedo, porque para mim a alvorada ia ser às 04h00m.


Colaboração do FSLourenço


_

domingo, julho 04, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 04 de Julho de 1965

Dia 4 de Julho de 1965, domingo

Após ter saído de serviço, fui de manhã, com um grupo (VB, MP, SH e LMASS), até ao Clube Português do Recife, onde utilizámos a piscina,* campo de basquete e um bom “gramado”. No início, ainda lá estavam uns “brotos”, que foram desistindo (atenta a qualidade da representação lusa?).

Depois da actividade física, o grupo almoçou no “Galo de Ouro”, onde pagámos 4000 cruzeiros (apx. 60$00) por cabeça.

Ao chegar ao navio tinha uma “notificação” para me apresentar ao ct MP (fixação é fixação…), que entretanto já tinha castigado o SJ (do meu grupo); lá me premiou com um serviço de contramestre de serviço, mas não me conformei, pelo que, a seguir ao jantar, fui de novo falar com ele, até o deixar baralhado. Mas, ct versus cadete não pode voltar atrás, pelo que assunto encerrado.

Irritado, saí e fui, sozinho, até à Boite Mauá. Aí, a minha amiga (de recentíssima data) Eulália lá me ajudou a ultrapassar a má disposição e só posso dizer que se desincumbiu de forma excepcional.

Voltei, tarde, de táxi para o navio, ávido de recuperar as reservas físicas, muito afectadas pela piscina e pelo basquete da manhã…

Colaboração do FSLourenço


Nota * -O nosso Curso tinha sido convidado por uma delegação para um jogo de pólo-aquático com a equipa do Clube, desafio aceite por dois elementos um dos quais desistiu antes de entrar na piscina. Os membros das equipas do Clube eram na sua maioria campeõs de natação no Brasil.

_

sábado, julho 03, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 03 de Julho de 1965

Dia 3 de Julho de 1965, sábado

O meu grupo entrou de serviço de escala às 08h15m, serviços sociais para mim. De manhã, actividade zero; à tarde, a partir das 14h00m começaram a entrar as visitas. Então lá estabeleci um agradável contacto social com a Elisete, aluna de faculdade ( o prof. Marcelo diria 13, em escala 0/20).

Para não variar, o ct MP tornou a pegar-se comigo (e com o Joselito-SJ) – estávamos de serviço e saímos a prancha para acompanhar devidamente as visitas…


Colaboração do FSLourenço


_

sexta-feira, julho 02, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 02 de Julho de 1965

Dia 2 de Julho de 1965, sexta-feira

Dia da chegada ao Recife. Alvorada às 06h00m, formatura para serviços às 07h00m, o meu grupo foi escalado para limpeza dos amarelos (metálicos, não os chineses).

Atracámos às 11h00m, recebemos muita correspondência e almoçámos já tarde.

Depois do almoço, licenças; mais umas compras – balas para a pistola, entre outras.

À noite, festa no Cabanga Clube, com regresso não muito tardio. Antes de recolher, ainda estive um bom bocado à conversa, interessante, com o EV.


Colaboração do FSLourenço


_

quinta-feira, julho 01, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 01 de Julho de 1965

Dia 1 de Julho de 1965, quinta-feira

Como as emoções e o ritmo das semanas p.p. induziram um crescimento inesperado (belos tempos…) no tecido capilar, lá fui cortar o cabelo, baldando-me, em sequência, à aula de Artilharia e aproveitando para escrever umas cartas, no que fui acompanhado por outros.

Às 12h00m, mais um quarto aos mastros (cadete de quarto, com funções de cadete de serviço – não sei bem o que isso era…).

Às 18h30m o nosso SF fez uma conferência sobre o Recife, a que não assisti, estava no banho.

Ainda antes do jantar, o ct MP (com um nickname que, por respeito, não reproduzo) chamou-me e parece que não desistiu de me oferecer um servicito de castigo…

Colaboração do FSLourenço


_