terça-feira, julho 13, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 08 a 16 de Julho de 1965

PERÍODO de 08 a 16 de JULHO de 1965

Este foi o período do trânsito entre o Recife e S. Vicente de Cabo Verde. A ginástica, também entretanto reaparecida, ajudou ao desmame, acompanhada nesse desígnio pelas baldeações, aulas e respectivos testes (cujas algumas notas contribuíram para umas “noitadas” extra aos mastros, à máquina, etc).

Também durante o período jogámos andebol, tendo alguns, como eu, visto encerrada a conta da cantina (nessa altura, tivemos o pioneirismo de dar o mote para o que a nossa actual – de há muito a esta parte, claro – democracia vem alegremente praticando: gastar (muito) mais do que o que produz (ou recebe); só que nessa altura, alguém mandou fechar a torneira a tempo...).

A tirada ficou especialmente marcada por muita prática de Navegação Astronómica – pontos aos crepúsculos, desejavelmente com três rectas de altura simultâneas (com o ten. RP a brilhar, conseguindo, só ele, duas alturas no matutino de 10Jul, num céu quase sem estrelas, o que deu um ponto razoável), antemeridianas, pós-meridianas, passagens meridianas, enfim, uma actividade onde me senti, normalmente, à vontade.

Retive ainda, desse dia 10, 4(quatro) horas de Abastecimentos (aqueles que não são de uma certa classe auxiliar estarão, a esta hora, a arrepiar-se…) que terminaram mui penosamente, mau grado o ten. CJ ter levado as aulas para o lado porreiro. Mas para esse dia não terminar incompleto (para alguns) eis o inenarrável ct MP a “atirar-se” mais uma vez, ao meu grupo, o 5º, do SJ, premiando-nos com um quarto extra aos mastros; ainda assim, não me faleceu vontade para, com o SC, meu compadre e grande referência, praticarmos com o sextante até quase à meia noite.

Chegou a bordo, também nesse sábado, pelo “Press”(lembram-se?) a notícia de que o Garcia Pereira tinha sido condenado a prisão, pena suspensa.

Igualmente esta navegação, de um modo geral calma, permitiu frequentes deslocações à Castelo Beach, algumas (maldosamente) interrompidas por faina geral de mastros (e outras sevícias).

Pessoalmente, fui também muito ajudado pela música do lado do Atlântico recentemente deixado, com natural destaque para o Roberto Carlos (Bebé Cali para os amigos), cujo nome de uma das canções (não quero ver você triste…) foi sendo, ao longo dos anos seguintes, sistematicamente afirmado por alguns CR´s na sua missão de voluntariado em apoio social específico.

Tempo ainda, durante esta fase, para o nosso penico, o CR CR, apanhar um pifo, participando (e muito bem) que havia alguns que se baldavam, em prejuízo dos outros, aos mastros (deixo à argúcia de quem ler isto o palpite sobre os “artistas”…).

No dia 14, o da tomada da Bastilha, o nosso ten. RP apareceu meio adoentado, mas recuperou até S. Vicente. Ao longo dos dias, avistámos muito poucos navios (menos de um por dia), algumas baleias e cachalotes.

Na antevéspera da chegada, combinámos, os da minha mesa, tratar de quatro garrafas de verde; até me esqueci das chaves dentro do armário…

Mesmo na véspera e porque estava de quarto das 00h00m às 04h00m, tive que acompanhar o Imediato, BA, que estava mal disposto, numa ronda ao navio; só me safei quase à uma hora, depois de bruta ensaboadela sobre bordos livres e linhas de água.


Colaboração do FSLourenço


_

6 comentários:

s.pinho disse...

Só me apraz comentar, que a maledicência é a arma dos incapazes, e já agora eu sou da classe dos auxiliares de subida para a plataforma horizontal de fazer óó, quando eles estão entretidos a tratar das "merdianas".E por aqui me fico. Por enquanto....... !

s.pinho disse...

Afinal e antes que se faça tarde, voltei para comentar os "comentários" da malta das "merdianas", cujo porta-voz foi desta vez o SL(F), quando costuma ser o SL(ZA), ainda que deste ultimo vá que não vá, porque é meu correligionário glorioso, enquanto que o primeiro, é do clube dos pomares, das agências de viagens etc. etc.
Vocês não se enxergam, e não têm espelhos em casa. Querem ver que temos que ressuscitar o Ten.Machado dos Santos, para vos dar o que merecem.Vá lá, está quase na hora de treinarem umas rectazinhas que depois resultam em triângulos do tamanho da ZEE (sem exagero).
Um dia destes voltamos a falar, if you dont mind (isto é em estrangeiro).

s.pinho disse...

ERRATA:
No comentário anterior onde selê SL(ZA) deverá ler-se RL(ZA).

JPVillas-Boas disse...

..que não disse, porque quem disse e pediu para dizer foi o FSLourenço que ainda é virgem (nestas andanças da Internet):
“A gente dá-lhes confiança e depois, pronto…Sempre fui daqueles que nunca concordaram com as regras de entrada para a EN, quando a nós, os de Marinha, exigiam como habilitações o 7º ano (antigo), enquanto que para entrar naquela classe bastava o exame da instrução primária (aceitando-se, igualmente, um certificado das Novas Oportunidades) e saber a Tabuada Ratinho de cor. É claro que, entretanto, vão aprendendo connosco, rebéubéu que o bicho é mau e tornam-se uns ingratos e uns mal agradecidos.Ass. Fernando Santos Lourenço”

s.pinho disse...

Muito e muito obrigado.
ass:AM (auxiliar de marinha) da Silva e Pinho.

s.pinho disse...

Peçoal das merdianas,por favor não paren com estas coisas, pro que açim é que o blog tên grassa.Como vê em xumbê na esola lá do mê bairro, e só deu pra concorrer a auxiliar, menos mal que alguns ainda me dêcham tratálus por tu.Ou dêxavam, agora que me alastrê, tou fêto, vou ver se concigo ser soldado da GNR, mas duvido aquilo é gente de muito saber. Mais que vomeçês. Até tê em Barcos onde tambem fazem aquilo das merdianas.