terça-feira, agosto 31, 2010

Aniversários: Setembro de 2010

A lista dos camaradas do CR que no mês de Setembro completam mais um ano é a seguinte:


08SET Pedro Lencastre (1943)

18SET Carlos Bonina Moreno (1945)

25SET Ramiro Medeiros de Sousa (1944)

25SET José Manuel Correia Graça (1943)

28SET Francisco Ferreira Neto (1944)

A todos os nossos parabéns.

Viagem no NE "SAGRES", em 31 de Agosto de 1965

Dia 31 de Agosto de 1965, terça-feira

E eis-nos, manhã cedo, a demandar o 047 da trilogia Gibalta-Esteiro-Mama. Cerca das 09h30 foi tirada a foto da futura Ponte Salazar, que revejo amiúde sempre com novas reminiscências, que segue com este texto. Mal sabia eu, nessa altura, que menos de um ano após iria “levar” com quase 4 horas de inauguração, o que, mesmo assim, não me conferiu qualquer desconto no atravessamento, o que acho uma injustiça.

Às 10h20, fundeámos no QNG, tendo recebido a bordo os oficiais do Estado-Maior da Armada e do Comando Naval do Continente, entre outros.

A meio da tarde suspendemos, rumo à BNL, onde atracámos por BB, ao Sto. André, pelas 17h20m, pondo assim ponto final no Embarque que se sucedeu ao 4º período escolar do Curso Miguel Corte Real.

THE END


Colaboração do FSLourenço


_

segunda-feira, agosto 30, 2010

PARABENS A VOCÊ

Por elementar dever de justiça, quero aqui deixar o meu testemunho do meritório trabalho do nosso Joaquim Villas-Boas, que em parceria com o tambem nosso Carlos Bonina Moreno, deram o pontapé de saída para a criação e vida deste nosso espaço de convivio. Eu sei que muitos de nós se limitam a vir ao Blog de quando em vez, o que já não é mau, outros têm o estatuto de redactores mas não redigem, vá lá, mas alguns existem que nem querem saber da morada do sitio, mesmo que instados a tomarem conhecimento.
Vale a pena continuar, SIM, tal como os nossos encontros mensais. E ao contrário do que alguns dizem, que são encontros excessivos, eu contraponho que escolham nos que querem estar presentes e apareçam.
Já agora não se esqueçam que no dia 17 DE DEZEMBRO , vai ter lugar o NOSSO, RPT NOSSO JANTAR DE NATAL, na antiga FIL à JUNQUEIRA, naturalmente e como se tornou hábito, extensivo às nossas mulheres.
O Carlos BM, que me desculpe, mas vai daqui a minha saudação naval (artilheira) para o nosso Joaquim VB, com votos de mais sucesso à frente deste seu (nosso) empreendimento.
VIVA O CR.

4º Aniversário do Blogue CR

Em 30 de Agosto de 2006, em S. Pedro do Estoril, foi concebido e logo ali nasceu este blogue do Curso Miguel Corte Real. Completam-se portanto hoje quatro anos. Ía acrescentar que os originadores do blogue foram dois camaradas do nosso CR, mas as conexões à legislação aprovada este ano iriam certamente originar insinuações e algumas piadas de gosto duvidoso aqui impublicáveis.
As crónicas da nossa viagem na SAGRES, do FSL, foram o ponto alto deste ano, suscitando um agradável reavivar de recordações.

Fazendo um balanço sumário do passado, que nos permite ter alguma esperança para o futuro:
Visitantes: Mais de 33 mil em Agosto de 2010
Membros: 19, em muitos mais possíveis
Mensagens (posts): Mais de quinhentas e setenta, não contando os comentários.


Se calhar vale a pena continuar!

sexta-feira, agosto 27, 2010

Fotos de touradas e outras coisas

Do nosso camarada LCOliveira recebemos o link (abaixo) que nos leva directo à Galeria FESTA BRAVA 4 do seu site. Esta Galeria tem as fotos da última Corrida no Campo Pequeno. As galerias FESTA BRAVA 1, 2 e 3 têm as fotos que já viram no Video do YouTube, mas no site, visualizam-nas com melhor qualidade.
Clicando no ícon existente no canto superior esquerdo das imagens, abre o full screen:

http://luiscristo.no.comunidades.net/index.php?pagina=1172333153

_

quinta-feira, agosto 26, 2010

Viagem no NE "SAGRES", de 26 a 30 de Agosto de 1965

Dias 26 a 30 de Agosto de 1965, quinta a segunda-feira

Após uma noite calma, sempre com luzes da costa à vista, fundeámos finalmente em Leixões às 10h33m, aguardando oportunidade de ir para o cais, o que aconteceu às 13h45m, tendo atracado por BB na Doca nº 2.

À espera, para além, naturalmente, das autoridades locais de Marinha, bastantes familiares e amigos, principalmente do pessoal oriundo do norte do país.

Deste período não retive elementos de relevo: fiquei de serviço no primeiro dia (tendo tido o último desencontro da viagem com o ct MP) e os restantes ocupei-os maioritariamente com a família. Ainda assim, registo para uma ida às Caves Ferreirinha (o que foi motivo, em post publicado, aqui atrasado, neste blogue, de torpes insinuações quanto às minhas intenções relativamente à funcionária que, muito profissionalmente, nos servia aquele precioso néctar). Também houve uma ida à Granja, parece terem ocorrido episódios curiosos, esperemos que alguém ainda tenha lembrança desses tempos; por fim, uma representação CR foi até à Póvoa, onde terá exibido os bronzeados corpos na piscina, antes do oferecido(?) almoço.

Lamentavelmente e ficando a constituir uma nódoa imperdoável no planeamento desta escala, não se efectuou a fundamental visita ao Estádio das Antas.

No dia 30, largámos às 10h30m, rumo a Lisboa, para o que seria a última tirada desta inesquecível e marcante viagem de instrução. A meio da tarde, avistámos o Cabo Mondego, à noite o Cabo Carvoeiro e as Berlengas, sempre com vento bonançoso do quadrante Norte.


Colaboração do FSLourenço


_

segunda-feira, agosto 23, 2010

Tentações (ir)resistíveis (2)

Para quem andar pelo Minho, junto à costa, para carpir pelo estado actual das antigas excelentes instalações da Estação Radionaval da Apúlia, ali perto, que ninguém nas FA aproveitou ou aproveita: Na casa que a fotografia mostra (Pastelaria Fãozense), em Fão com a estrada nacional à porta, as clarinhas, com recheio de chila /gila, especialmente se acabadas de fazer, ou os folhadinhos com diferente recheio, de ovos, são (ir)resistíveis.
Nota: Para evitar a fila, que frequentemente chega ou ultrapassa a porta, convém fazer a reserva do que se quer por telefone (253982214 ou 253982618).


_

sábado, agosto 21, 2010

Viagem no NE "SAGRES", de 21 a 25 de Agosto de 1965

Dias 21 a 25 de Agosto de 1965, sábado a quarta-feira

Este período constitui, para mim, um assinalável mistério, quiçá impossível de algum dia vir a ser esclarecido. E porquê, perguntam os meus (2, o VB e o SP) leitores? Tão simplesmente porque, ao contrário da imagem que retive desse tempo e das notas que tirei, devemos ter sido vítimas de um violento temporal, talvez mesmo um ciclone, visto que, consultando o Diário Náutico desses dias tormentosos, não há praticamente nenhum quarto que não tenha registada a quebra de inúmera louça (e penso que também uns guardanapos, tal era o sudoeste); a propósito, deixo aqui um enigma, apelando à vossa argúcia.

Primeiro, transcrevo o “Aditamento ao quarto das 20h00m às 24h00m”:

“Ao transitar nos exteriores do navio, devido ao balanço, escorregou, tendo deixado cair ao mar, sem culpabilidade, o seguinte material que transportava, a praça seguinte: …./2º N….:

a) Da 1ª Câmara:

Colheres para doce…..2(duas)

Colheres para chá……..1(uma)

b) Da 2ª Câmara:

Colheres para sopa……3(três)

Colheres para café…….3(três)

Garfos para mesa………3(três)”

Então a proposta é a de que tentem descobrir duas coisas: primeira, o que é que o 2º N andava a fazer nos exteriores, com aquela palamenta, àquelas horas nocturnas, com aquele temporal? A segunda, onde é que estarão, hoje, aquelas 9 colheres e os 3 garfinhos? Quem acertar, recebe uma série de 15 sessões de Fisioterapia no HM, perdão, no pólo hospitalar da Feira da Ladra (oferta válida só até 31DEC, depois têm que ir à Estrela ou ao Lumiar).

Voltando ao apoio das notas que retive, esta tirada final decorreu com vento sempre ENE/NNE, com a rotina dos quartos, ao leme, aos abastecimentos, aos serviços gerais, à máquina, às comunicações, aos mastros, acho que este aspecto da formação foi conseguido. Também durante este período apitou a saltar na embarcação, mais do que uma vez por dia, o que ajudava a passar o tempo.

No dia 22, o tempo piorou, o vento aumentou, alguns enjoaram, entre eles (quem diria) um futuro comandante que, pela minha contabilidade, foi ao balde duas vezes…

Fizemos os últimos exames (de Comunicações, bandeiras e morse), entretanto o tempo, no dia 23, melhorou. Deixou de haver água fechada, estávamos com algum atraso em relação à estima; recuperámos, no entanto, no dia seguinte, onde atingimos velocidades de 10/11 nós.

Vimos, finalmente, terra no dia 25: as Berlengas e os Farilhões; à noite passámos a navegar apenas com o motor, ainda havia dúvidas sobre o ETA. Também soubemos que o Vitória de Setúbal tinha perdido na Dinamarca, com o Aharus, por 2-1, para a Taça das Cidades com Feira (competição de nível imediatamente superior ao de uma outra, ganha uma vez – ainda por cima com um lance de bola parada - por uma equipa portuguesa esverdeada, mas que por ter baixa qualidade foi rapidamente extinta).

Colaboração do FSLourenço


_

sexta-feira, agosto 20, 2010

Viagem no NE "SAGRES", em 20 de Agosto de 1965

Dia 20 de Agosto de 1965, sexta-feira

Chegou finalmente o dia da partida para o Continente e logo para a mui Nobre e Inbicta Cidade, carago, com ETA Leixões 26AM.

Apitou à faina às 15h00m, saímos às 15h30m. Nota-se na guarnição e naturalmente nos CR´s a excitação da chegada próxima, com toda a gente a fazer o reset dos respectivos computadores, introduzindo agora os parâmetros da família e das namoradas residentes (como sabemos, houve quem não tivesse feito essa actualização, ficando a funcionar, nos anos que se seguiram, com o software adquirido durante a viagem…).

Recebi, à noite, um NAV do meu pai a dizer-me que estaria à chegada, à espera do navio; foi bom saber, não fui o único a ter esse prazer.

Terminei o dia com um quarto às Comunicações (era certamente uma premonição).

Colaboração do FSLourenço

_

quinta-feira, agosto 19, 2010

FOTOGRAFIA

A UNITED PHOTO PRESS publicou recentemente no YOUtube um Vídeo com fotos da autoria do nosso consagrado artista Luís Cristiano Oliveira, intitulado "Campo Pequeno - A monumental Moorish - style bullring".

O link é http://www.unitedphotopressworld.org/2010/08/campo-pequeno-monumental-moorish-style.html

Garanto que não se vão arrepender de dar uma olhada. As fotos são excelentes!

Viagem no NE "SAGRES", em 19 de Agosto de 1965

Dia 19 de Agosto de 1965, quinta-feira

Ginástica, de manhã, no navio, ao mesmo tempo que observávamos o navio inglês “ARKADIA” a fundear.

Antes do almoço, o curso reuniu e decidiu dar volta ao levantamento de licenças; assim, a seguir ao almoço, saímos, o que deixou o ten. RP satisfeitíssimo.

Acabámos por tomar aquela atitude porque, no fundo, apesar de todos os seus pifos, ele não merecia que o rebaixássemos.

Após uma volta agradável pela cidade, jantei, como sempre naquela terra, bem e voltei para bordo, onde se desenrolou um bruto granel de beliches, envolvendo os BM (este, pertencente à AGA – Associação Pró Granel da Armada), CC, SS(TJA), AP (quem agora diria…) e eu próprio, também militante da AGA.

Colaboração do FSLourenço


_

quarta-feira, agosto 18, 2010

Viagem no NE "SAGRES", em 18 de Agosto de 1965

Dia 18 de Agosto de 1965, quarta-feira

Dia do passeio pela ilha. Tínhamos decidido não ir, mas o ct. MP obrigou-nos; o ambiente continua um bocado crispado.

Apesar de tudo, o passeio correu bem; almoçámos no hotel Terra Nostra (70$00, bom almoço).

Chegados a bordo, havia licenças antes e depois do jantar, mas só saíram 5; destes, o MS (desta vez, o preto) e o saudoso FP, embora pertencendo ao movimento, foram forçados a sair.

O RP, a viver um período eruptivo, chamou o cadete de serviço e quis a identificação dos que tinham saído; mantém-se o granel.

Depois do jantar (apetecendo muito aos resistentes sair), jogámos umas cartadas; parceiros: eu e o RL contra o SP e o MC(AJ). Como era a 1 cerveja cada 4 jogos e o total foi 6-3, abichei 3 louraças…(obrigado, Augusto).


Colaboração do FSLourenço


_


terça-feira, agosto 17, 2010

Viagem no NE "SAGRES", em 17 de Agosto de 1965

Dia 17 de Agosto de 1965, terça-feira

Atracámos em Ponta Delgada, S. Miguel, às 10h00m. No cais, algumas pessoas à nossa espera, entre elas os pais do CR MS, o da palestra. Pelo que logo pudemos apreciar, de bordo, a cidade é muito bonita.

Hoje houve um granel um pouco mais bichoso; durante o almoço fizemos barulho na coberta e o ten. RP foi lá abaixo. Apanhou o pifo da ordem (esta semana esteve em grande), cancelou-nos as licenças e marcou para as 16h00m uma revista de farda branca e aos armários; lá tive que ir pró livro, cabelo comprido. Mais tarde, levantaram a privação e autorizaram a saída, à noite, de um certo número de CR´s, mas NINGUÉM SAIU; presumimos que este assunto ainda vai ter seguimento, até porque para amanhã está previsto um passeio pela ilha.

Veio a bordo o Amaral, jantou connosco. O CR MS (local) teve 2 dias de licença.

Recebemos também muita correspondência, da Europa e, não menos, da América do Sul…

Colaboração do FSLourenço


_


segunda-feira, agosto 16, 2010

Viagem no NE "SAGRES", em 16 de Agosto de 1965

Dia 16 de Agosto de 1965, segunda-feira

Saímos da Horta, rumo a S. Miguel, às 09h30m.

Depois da faina, o ten. RP mandou-me, a mim e ao CF (CF) fazer a carta de tempo, tendo apanhado um pifo por uma razão que não sei qual foi, nem interessa; o importante é perceber que ele, nesta semana que começava, ainda não tinha apanhado nenhum e não podia perder mais tempo.

De tarde, a seguir ao quarto até às 16h00m, o CR MS (o açoriano, não o preto), excepcionalmente acordado a essa hora, fez uma palestra sobre Ponta Delgada, que serviu de aperitivo para o jantar onde, regado a espumante, se comemorou o aniversário do RL, a quem o resto do curso ofereceu um shampoo Old Spice (sim, não íamos oferecer uma porcaria qualquer…)


Colaboração do FSLourenço


_

domingo, agosto 15, 2010

Viagem no NE "SAGRES", em 15 de Agosto de 1965

Dia 15 de Agosto de 1965, domingo

Mais um domingo de serviço, desta vez não de escala mas de cuecas desarrumadas. Tocou-me o serviço de Máquinas, assisti à reparação de uma bomba auxiliar do motor pp, o engº embirrou com a minha farda de serviço interno, que estava suja; pois estava, mas a duas semanas de chegar e tendo já dado três voltas naquele saco castanho tropa, tipo cilindro, onde metíamos a roupa suja (muitos de nós tinham a crença de que a sujidade prescrevia ao fim de um mês), o que é que se podia fazer? Enfim, lá ultrapassei a questão como pude.

Os CR´s que não estavam de serviço foram dar um passeio de autocarro pela ilha, chovia torrencialmente. Por mim, passei o resto do dia a ouvir os meus discos brasileiros, sempre fiquei melhor.

Colaboração do FSLourenço


_

sábado, agosto 14, 2010

Viagem no NE "SAGRES", em 14 de Agosto de 1965

Dia 14 de Agosto de 1965, sábado

Atracámos na Horta às 10h00m, depois de termos passado, e apreciado, a ilha do Pico, com a sua montanha (do Pico, claro) e o respectivo Pico Pequeno ou Piquinho, a quase 2400m de altitude.

O meu grupo fez a faina no tombadilho, lá operei o cabrestante mais os cabos de amarração, actividade muito mais eficaz que qualquer produto para abrir o apetite.

À hora de almoço recebemos a bordo, com as honras da Ordenança, o Governador Civil da Horta que, por sua vez, ofereceu, ao fim da tarde, um cocktail no Governo Civil. Lamentavelmente, por evidente carência, no evento, de representantes do outro sexo, o feminino (não esquecer que, naqueles recuados tempos, havia apenas dois sexos e não, como agora, uma panóplia infindável de espécimes de difícil caracterização) a coisa não podia ter corrido bem, e não correu; entraram assim em cena o VD e o AB, que deram um verdadeiro show (também contribui humildemente com a construção de um objecto à base de croquetes e palitos de mesa), muito potenciado pelo verdelho do Pico, elemento que só, ou misturado com cerveja, podia muito bem ser usado para dinamitar pedreiras. Dos oficiais, um houve, o ten. CJ, que, solidário com os CR´s desabonados, encetou uma violenta guerra contra os recipientes daquele afamado (abafado?) líquido, o que o deixou algo limitado nos reflexos.

Havia ainda um baile algures, não consegui saber, mas também não dava; recolhi não muito tarde.

Colaboração do FSLourenço

_

sexta-feira, agosto 13, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 13 de Agosto de 1965


Dia 13 de Agosto de 1965, sexta-feira

Às 08h00m começámos a avistar as ilhas do grupo Central: primeiro a Graciosa, depois a Terceira, S. Jorge e Pico, sendo o ETA Faial (Horta) 07h00m de amanhã.

De tarde, o ct MP, numa demonstração de que o acompanhamento personalizado (com fixação tipo brylcream) aos formandos (a alguns…) já era preocupação dessa época, chamou-me (o que não aconteceu durante algum tempo, o que me deixava intrigado) para me dizer que achava miserável o 11 que eu tinha tido, tratando de me esclarecer que isso se iria manifestar claramente na minha informação da viagem; na altura, não sei porquê, só me lembrei que faltavam apenas 17 dias para chegar a Lisboa. Quanto ao esclarecimento, se hoje sou um velho, ou sénior, cmg, é certo que houve, pelo menos, um voto contra.

Por esta altura decorria, na então metrópole, a Volta a Portugal em bicicleta, na qual os principais candidatos à vitória eram o Mário Silva (FCP), João Roque (SCP) e o Peixoto Alves (SLB); pelas notícias chegadas a bordo soube que o Mário tinha perdido tempo para os outros dois; esta ocorrência, junto à relatada acima, fez-me concluir, de forma definitiva, que as sextas treze não são comigo.

Colaboração do FSLourenço


_

quinta-feira, agosto 12, 2010

Viagem no NE "SAGRES", 12 de Agosto de 1965

Dia 12 de Agosto de 1965, quinta-feira

Suspendemos às 10h30m, rumo ao Grupo Central. Como estava de quarto, ainda fiz alguma (pouca) navegação costeira.

De tarde, fiz exame (repetição) de Artilharia, com mais dois. Tive 11, o PR 10 e o SS (o oriundo do OC) 9.

À noite, durante o quarto das 20h00 às 22h00m (para mim, Comunicações), deu para confirmar que o ten. VC era um grande praxista

Colaboração do FSLourenço

_


quarta-feira, agosto 11, 2010

VIAGEM DO NE SAGRES

Não me recordo de termos encalhado. Vai-se a ver o funny mistake era tão grande que ainda andamos por lá às voltas.......

Viagem no NE "SAGRES", 11 de Agosto de 1965

Dia 11 de Agosto de 1965, quarta-feira

Chegámos, finalmente, aos Açores. Durante o quarto das 00h00m às 04h00m, que me tocou, não se avistou qualquer sinal de terra; quando, mais tarde, me levantei, deparei com a ilha das Flores (que logo deu para ver que era muito bonita), onde fundeámos ao fim da manhã e também a do Corvo.

Saí da parte da tarde, logo depois do meu quarto de serviço, até às 16h00m, e fiquei encantado com a ilha – um espectáculo, as grandes ravinas e as gigantescas falésias (a enquadrar o Morro Alto, o ponto de maior altitude, com 914 metros), que impressionam pela grandiosidade e pela dimensão de natureza virgem que delas emana. Mas o que mais me marcou foi o cenário de milhares de hortênsias, de cor azul, claro, que bordejavam as estradas e preenchiam as margens das muitas ribeiras e lagoas. (Nota: isto hoje está um bocado para o poético – deve ser do calor, não liguem).

Nesta data, eclodiu uma praga de uns animais muitíssimo aborrecidos, que afectou a maioria dos que frequentavam assiduamente a praia do castelo

Recebemos também, para além de muita correspondência, a visita, durante a tarde, do nosso camarada OC Gago Lopes.


Colaboração do FSLourenço


_

domingo, agosto 08, 2010

ELO SOCIAL

A Elo Social – Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, considerada Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, vocacionada para o apoio às pessoas portadoras de deficiência mental, nos vectores de formação, emprego, apoio ocupacional e apoio residencial, tendo como grande objectivo promover a sua integração social e profissional.

Fundada a 24 de Outubro de 1983, a Associação, com o apoio do Estado e os apoios mais diversificados da sociedade civil, conseguiu edificar um conjunto de estruturas onde, actualmente, são apoiadas 105 pessoas, com deficiência de nível ligeiro, moderado, severo e profundo, nas respostas sociais de: Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), Centro de Emprego Protegido (CEP) e Lar Residencial (SAR).
Perguntarão a que propósito vem esta informação retirada do Site/Sítio http://www.elosocial.org/entrada.php ?

Apenas para vos dar a conhecer que o projecto de arquitectura destas instalações, já com largos anos, é da autoria do nosso camarada CR LCOliveira

Fotos de 18052010 de JPVB


quinta-feira, agosto 05, 2010

CR's noutros blogues

Quem quiser ver o nosso camarada ASP sem ter que se deslocar à margem Sul, nomeadamente à Aroeira, pode ir a http://alvarescabral69-71.blogspot.com
Não ao vivo mas em foto passe 2008.
E não foi o único CR nesse navio.

_

terça-feira, agosto 03, 2010

Viagem no NE "SAGRES", de 03 a 10 de Agosto de 1965


Dias 3 a 10 de Agosto de 1965, terça-feira

Foi este o período do trânsito para os Açores, grupo ocidental.

A semana decorreu rotineiramente, sem percalços ou episódios de mau tempo. Em paralelo com a actividade de quartos, fomos mandados fazer trabalhos sobre temas que individualmente nos deram; a mim coube elaborar a partir de um artigo de um oficial fuzileiro do US Marine Corps sobre a guerra de guerrilhas (claro que a sólida experiência que obtive com a actividade operacional recente foi a chave para o sucesso do meu trabalho…).

Muita navegação, sempre (com o GPS avariado toda a viagem, foi, e bem, à antiga portuguesa), ele eram as cartas de tempo, a determinação dos erros da giro * , ainda o azimutar das estrelas, etc.

Também por esta altura o nosso ten. RP deu-nos instrução de Radiogoniometria (coisa muito avançada para o tempo…).

Quem, durante estes dias, fez os quartos das 12h00m às 16h00m, tinha, inerente, o encargo de cifrar o PIM, com a HG 1, o que não era fácil.

Talvez por aversão congénita às armas (sim, sempre fui muito mais dos do make love, not war) consegui adiar para a semana seguinte o exame de Armamento: lá pedi aos MP e FS, aceitaram, nem sei como.

As aulas lá iam decorrendo algo penosamente, suavizadas pela qualidade e interesse das do RP; as revistas de L.A., ao navio, também ajudavam a quebrar a rotina.

Os fumadores, horda liderada pelo AA e na qual eu, então, me incluía, lá tinham que ir pedir autorização ao ten. CJ para comprar os respectivos pacotes; fumava nessa altura Kent e Saratoga…

Está previsto avistarmos terra na madrugada/manhã de 11 de Agosto.

Nota*: Atenção, para o pessoal de “certas” classes: não era o erro que era giro, era o erro da giro - espero que tenham percebido.


Colaboração do FSLourenço


_

segunda-feira, agosto 02, 2010

ERA UMA VEZ UM .....

Era uma vez um ........ a que chamavam chefe.
O chefe entendeu que os seus subordinados estavam doentes.
Principalmente um, o mais velho e muito glorioso e que vestia de côr do mar.
Então o chefe pediu que se arranjasse cura para os males que ele nem sequer imaginava quais fossem, mas eram males e pronto, não se falaria mais nisso. Afinal ele era o chefe, e de males e curas era ele que deveria saber.
O chefe mandou que fossem ouvidos médicos experientes e sabedores das doenças nenhumas, os quais mandaram que se fizessem exames mais que muitos.
Os resultados chegaram e diziam que era preciso estudarem bem os supostos doentes, e de entre eles, principalmente aquele que vestia de côr de mar, antes de recomendarem a terapia a seguir.
O chefe não gostou, e ouviu então a opinião do bruxo mor do reino, que lhe recomendou acção rápida e imediata.
E assim se fará, cirurgia imediata, não se sabe bem a quê, mas temos que operar porque eu mando, e mando porque sou o chefe.
E o resultado foi mau, mesmo muito mau.
Todos os subordinados ficaram realmente doentes e o que vestia de côr de mar, morreu.
Assassinado.

Viagem no NE "SAGRES", 02 de Agosto de 1965

Dia 2 de Agosto de 1965, segunda-feira

Chegou, assim, coincidindo com o início do último mês de viagem, o dia da partida para os Açores. Faina às 10h30m, alguma gente no cais, despedidas longe do calor com sotaque. A seguir à saída, levei, eu, o SC e o SJ, com um quarto à máquina. Depois, reiniciou-se a rotina que nos irá acompanhar durante quase 10 dias e que irá permitir, não só meditar e reflectir, isto seguindo nas águas do Irmão SP, mas também pôr as leituras em dia.


Colaboração do FSLourenço


_