quinta-feira, dezembro 01, 2022

Aniversários de elementos do CR: Dezembro 2022

Durante Novembro, a crer na comunicação social, a população mundial ultrapassou os oito mil milhões de pessoas. É interessante comparar este número com a população existente em 1900, e 2000, contabilizadas respectivamente em 1,65 e 6,15 milhares de milhões. 

As previsões levam a pensar que os 9 milhares de milhões serão ultrapassados um pouco antes de chegado o ano 2040 e que antes do fim do século XXI serão ultrapassados os 10 milhares de milhões, mas o crescimento terá cessado. 

De facto, a taxa de crescimento da população mundial está em queda e chegará o fim de décadas de rápido crescimento. Se olharmos para o número de menores de 15 anos, verifica-se que, sendo em 1950 cerca de 0,87 milhares de milhões são hoje à volta de 2 mil milhões, mas a taxa de crescimento está próxima do zero, prevendo-se que se torne negativa. A mesma tendência podemos descortinar para os menores de 25 anos, cujo número hoje é de cerca de 3,25 milhares de milhões, mas que, talvez antes de 2050, tenderá a descer.

E em Portugal? Os menores de 15 anos apresentam uma taxa de crescimento negativa desde o início dos anos 80, o que também acontece com os menores de 25 anos, e continuarão a tendência, possivelmente com uma taxa menos negativa. Os anos futuros trarão uma diminuição do peso da juventude, e isso não exclusivamente em Portugal.

Na Europa a população já está em diminuição; nas Américas prevê-se que tal venha a acontecer um pouco depois de meados deste século, assim como na Ásia; a África é a única região em que a população continuará a crescer até ao fim do século. Por volta dos anos 50 deste século, prevê-se que cerca de 54,5% da população do mundo viva na região da Ásia (55,1% em 1950), 25,6% na da África (9,1% em 1950), 7,3% na da Europa  (22% em 1950), 7% na da América do Norte (8,7% em 1950), na da América do Sul 5,6% (4,5% em 1950) e na da Oceania 0,6% (0,5% em 1950.

Segundo o Our World in Data, que temos vindo a seguir, é um momento extraordinário na história global. A taxa de crescimento da população global atingiu um máximo há meio século, e o número de nascimentos está, por sua vez, a caminho de a atingir. No passado, com uma elevada mortalidade infantil, apenas 2 crianças por mulher atingiam a idade adulta, gerando uma elevada resistência ao crescimento, e, no futuro, essa resistência será devida à baixa fertilidade. Curiosamente, 2 filhos parecem vir a ser a norma, tal como no passado.

oOo

Em Novembro, a guerra na Ucrânia continuou o seu destrutivo percurso, mas felizmente, com a mediação diplomática da Turquia foi possível evitar a suspensão do acordo que tem permitido o escoamento de cereais ucranianos. As forças da Federação Russa retiraram da cidade de Kherson, cuja ocupação fora feita pouco tempo depois de ter sido desencadeada a invasão da Ucrânia. O movimento gerou boa quantidade de análises por parte de observadores e foi precedido de um pouco convincente filme noticioso onde são indicados os objectivos, entre outros preservar a prontidão para combate das unidades envolvidas, libertar algumas delas para empenho em outras zonas e diminuir o sofrimento da população. Quaisquer que tenham sido as razões, foi inegavelmente um momento vitorioso para a Ucrânia, mas que não interrompeu o ataque às infraestruturas ucranianas de produção e distribuição de energia.

A meados do mês dois mísseis de fabrico russo caíram no território da Polónia, causando a morte de duas pessoas, tendo provocado uma onda de preocupação por, numa primeira fase se ter admitido que seria um acto intencional por parte da Federação Russa, podendo levar ao envolvimento da NATO no conflito, o que não se veio a confirmar. Embora o míssil fosse de fabrico russo, o seu disparo foi da responsabilidade das forças ucranianas, durante acções de defesa anti-aérea, e tratou-se de um infeliz acidente.

oOo

Neste mês de Dezembro celebrarão o aniversário os seguintes membros deste curso, a quem enviamos um abraço de parabéns:

02DEZ (1943) Paulo Guilherme Marques Reynaud da Silva
03DEZ (1943) Gonçalo de Jesus Guerreiro Cordes Valente
04DEZ (1943) Alexandre Cabral de Noronha e Menezes
07DEZ (1944) Fernando Alberto dos Santos Lourenço
19DEZ (1943) Amadeu Cardoso Anaia
19DEZ (1944) Manuel Aníbal Coelho Rebelo Marques
25DEZ (1946) Henrique Alexandre Machado da Silva da Fonseca

Não podemos também deixar de lembrar, com saudade, o Rocha da Silva, nascido a 02DEZ1944. 

oOo

A não esquecer

O tradicional almoço de Natal do CR está previsto para o dia 9 de Dezembro.

Sem comentários: