domingo, julho 09, 2023

Os convívios do CR - 7JUL2023


Decorre actualmente, o concurso para admissão de cadetes na Escola Naval. Até 25 deste quente mês de Julho, quem estiver nas condições exigidas e o desejar, pode concorrer e vir a ingressar nos Quadros Permanentes da Marinha. É algo que reflecte a  centenária sabedoria de que para existir uma Marinha são necessárias pessoas devidamente treinadas, conhecedoras e experientes e que, para isso, é obrigatório que todos os anos se recrutem aqueles que irão desempenhar as missões de que o país virá a carecer. Como será este país dentro de 60 anos, quando os que agora irão ser admitidos olharem para trás no tempo?

É impossível, naturalmente, sabê-lo. Para o CR, precisamente agora, completam-se 60 anos que o mesmo processo (apesar de variações devidas à passagem do tempo) foi seguido. Convido-vos a um olhar no passado, a (re)ver aquele grupo cheio de jovens (como hoje soi dizer-se) que, com poucas excepções, não se conheciam e ignoravam em geral o que os esperava, do que seriam capazes, como se relacionariam entre si, qual a dimensão dos problemas que teriam de enfrentar, onde e quando. Era o futuro, onde as esperanças necessariamente viviam, os desgostos estavam emboscados, as desilusões sempre prontas a mostrar-se e os sucessos sempre dispendiosos, exigindo mais esforço, persistência ou coragem e aquela pitada de sorte, em tudo necessária, mas que não se apresenta sem que por ela algo se faça.

Sessenta anos decorridos sabemos hoje que aqueles que agora concorrem irão enfrentar na essência o mesmo. Sabemos que não haverá duas vidas (profissionais ou pessoais) idênticas, que o sucesso será difícil, que a decisão se apresentará solitária, que os contratempos nunca desaparecerão e que a tal sorte falhará.  Mas, se calhar, daqui a 60 anos e se, de alguma forma puderem ter a sorte do CR, poderão encontrar-se e sentir o mesmo conforto e felicidade, temperados pela tristeza (imposta pela lei da vida) dos que não puderam estar presentes e sobretudo pelos que já faleceram, que foi palpável no convívio do curso que teve lugar no dia 7 de Julho: 'um banho de CR que só pode fazer bem', citando um camarada.

Estiveram presentes: Bonina Moreno, Caldeira dos Santos, Cardoso Anaia, Carlos Fidalgo, Castro e Silva, Cordes Valente, Costa e Silva, Costa Roque, Freire de Menezes, Matias Cortes, Moreira Pereira, Possidónio Roberto, Rebelo Duarte, Rebelo Marques, Reynaud da Silva, Saldanha Carreira, Santos Lourenço, Serras Simões, Silva da Fonseca, Silva e Pinho, Vasconcelos Carrasco e Vasconcelos da Cunha. 

Vejam a 'foto de família' tradicional acima e um pequeno filme gentilmente cedido pelo Possidónio Roberto, que ilustra alguns momentos.




Sem comentários: