segunda-feira, abril 20, 2020

Submarinistas do CR: ACFidalgo

Li, logo que lançado, salvo erro em 2017, o livro "Comandar no Mar", editado pelo nosso camarada CR HAFonseca pela sua ENN - Editora Náutica Nacional / Revista de Marinha com coordenação do OC Themes de Oliveira. Recentemente, numa nova e mais atenta leitura do mesmo livro, apercebi-me melhor do que anteriormente, no artigo " Comando abaixo da Superfície" do HC Álvaro Rodrigues Gaspar (que recentemente nos deixou), nas páginas 56 e 57, das referências que faz ao nosso camarada do CR Arménio Fidalgo, na altura a comandar o SSK "BARRACUDA", com o Gaspar a comandar o "Delfim". E porque estiveram ambos envolvidos numa iniciativa até aí inédita na nossa Marinha que, segundo o autor do texto "marcou e representou um marco na eficiência e na segurança da condução de operações submarinas avançadas, pela nossa Marinha, e um testemunho das excelentes capacidades dos nossos submarinos, como aliás passou a ser reconhecido pelas autoridades OTAN". 
Tratou-se de um trânsito coordenado em imersão levado a cabo pelos dois submarinos, iniciado no regresso de exercícios no Mediterraneo e já depois de passado o Estreito de Gibraltar, que depois de um rendez-vous em imersão e com uma distância entre os dois de cerca de 2000 metros e a cotas diferentes, até se aproximarem um do outro a 500 metros, após o qual iniciaram um longo trânsito coordenado com excelentes resultados.
Uma nota adicional: O Gaspar foi Imediato do Fidalgo quando este anteriormente comandou o "Delfim".

1 comentário:

JPVillas-Boas disse...

Deu-me muito gosto divulgar esta faceta dum camarada e Amigo do nosso Curso que muito prezo. Outras "façanhas"de submarinista certamente haverá mas das quais não tenho suficientes referências. Contudo não quero deixar passar esta oportunidade para recordar o seu entusiasmo de submarinista, nomeadamente quando com outros CR (e outro submarinista, o CBM, que prescindiu de ascender ao comando doutro submarino para seguir a outra vocação, de arquitecto), frequentámos ainda no ISNG o CGNG. Nessa altura havia um Prof. de guerra aérea, General FAP, salvo erro Rangel, que mostrava o seu grande entusiasmo pela componente aérea; e nesses momentos havia sempre uma voz em surdina que dizia: "Fidalgo, ataca-o com um submarino".